Livro biográfico sobre Mãe Baratinha de Oxum é lançado em Cachoeira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O livro reúne registros orais sobre a vida de uma das maiores referências das religiões de matriz africana no Brasil.
O livro reúne registros orais sobre a vida de uma das maiores referências das religiões de matriz africana no Brasil.

Biografia “A menina das Águas – Vida, memória e ensinamentos de Mãe Baratinha de Oxum”, sobre a vida e obra da Ialorixá será lançada no mês de abril. Por conta da pandemia de Covid-19, o evento será realizado em formato online com transmissão ao vivo pelo Instagram e Facebook no dia 10 de julho de 2021, às 14 horas.

Narrado por sua filha de santo, Egbomi Cátia Virgínia, o livro conta sobre a infância de Galdina Silva, conhecida como Mãe Baratinha de Oxum, sua iniciação no candomblé, a fundação do Ilé Kaió Alaketu Asè Oxum no bairro Alto do Rosarinho e sua relação com a roça-mãe. O livro também aborda o trabalho sócio-cultural, de acolhimento e educação desenvolvido pela Yalorixá e seu legado para o povo de santo.

Mãe Baratinha foi uma importante referência para as religiões de matriz africana em todo país. A biografia nasce com o objetivo de promover a manutenção dos conhecimentos dos seus ancestrais africanos, preservando e conservando conhecimentos passados por ela durante décadas.

Para mais informações, entrar em contato pelo endereço eletrônico [email protected] A live será realizada pelo Instagram  @menina_dasaguas  e  Facebook facebook.com/Biografia-Menina-das-%C3%81guas-103487398423023

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre a autora

Cátia Virgínia de Melo Souza, conhecida como Egbomi Cátia, nasceu na cidade de Muritiba-BA e é Yalorixá iniciada no axé há 42 anos. A biografia é um sonho antigo da autora e foi escrita como uma forma de homenagear, preservar e agradecer pelos ensinamentos deixados por sua mãe de santo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113885 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]