Governo Rui Costa anuncia investimento de R$ 30 milhões na reforma e modernização do Hospital Octávio Mangabeira; Unidade de saúde é sediada em Salvador

Ilustração da fachada do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM).
Ilustração da fachada do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM).

Investimento superior a R$ 30 milhões foi destinado à reforma e modernização do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM). A unidade estadual é sediada em Salvador e foi inaugurada em 1942, para atender pacientes com tuberculose, até o presente não havia passado por grandes intervenções. As obras terão início em 12 de julho de 2021, com previsão de término em dez meses, e adequará a unidade às normas vigentes do ambiente hospitalar, informou o Governo Rui Costa.

Durante as obras, o ambulatório de pneumologia, que contempla serviços assistenciais nas áreas de Fibrose Cística, Asma Grave, Tuberculose, Controle de Tabagismo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Pós-Covid-19, permanecerá funcionando e atendendo cerca de 4 mil pessoas por mês. Também permanece aberto o serviço de bioimagem e o laboratório especializado, que faz análises diferenciadas, como o teste do suor.

Já os serviços de infectologia clínica, vascular e cirurgia torácica serão incorporados por outras unidades da rede estadual na capital baiana, garantindo o acesso e assistência aos pacientes.

A unidade terá 168 leitos, sendo 39 de UTI adulto e pediátrica, além de enfermarias dedicadas a pacientes de cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço e oncologia.

Serão realizadas intervenções em toda a unidade, incluindo a substituição de toda a rede elétrica e hidráulica, construção de banheiros nas enfermarias, novas torres de elevadores, novas UTIs, novo centro cirúrgico, além de caixa d’água superior e novo telhado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.