Governo Colbert Martins promove edição 2021 da campanha ‘Julho Amarelo’ para prevenção e controle das hepatites em Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins participou da solenidade de abertura da campanha do ‘Julho Amarelo’.
Prefeito Colbert Martins participou da solenidade de abertura da campanha do ‘Julho Amarelo’.

Na manhã desta segunda-feira (05/07/2021), a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou a campanha do ‘Julho Amarelo’, mês de combate a hepatites virais. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho.

Atualmente, 2.251 pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais – localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda.

Durante todo o mês, estarão disponíveis vacinas contra hepatite B nas unidades de saúde – que fazem parte do calendário nacional de vacinação de rotina. Testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C serão ofertados, o exame é descentralizado, sendo possível realizar nas unidades de saúde. Palestras educativas também marcam a programação.

A hepatite é um conjunto de doenças que ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Segundo a enfermeira coordenadora do programa municipal de hepatites virais, Telma Nandiara, entre os meses de janeiro a junho, foram realizados 792 testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C. Dentre os exames, 18 apresentaram resultado positivo para hepatite B e 35 para hepatite C.

Os pacientes são cadastrados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, hematologista, infectologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115102 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.