Extremista Jair Bolsonaro participou diretamente e pressionou negociação com a Davati, diz reportagem do Antagonista

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Luiz Paulo Dominguetti Pereira prestou depoimento à CPI da Pandemia do Senado Federal, em 1º de julho de 2021.
Luiz Paulo Dominguetti Pereira prestou depoimento à CPI da Pandemia do Senado Federal, em 1º de julho de 2021.

Mensagens do cabo da Polícia Militar (PM) Luiz Paulo Dominguetti, que teve seu celular apreendido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, citam que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria participado pessoalmente da negociação para a compra da vacina AstraZeneca, que seria superfaturada e alvo de pedido de propina. A informação foi divulgada pelo site O Antagonista.

Nas mensagens acessadas, Dominguetti dialoga com o nome identificado como “Rafael Compra Deskartpak”, que seria outro representante da Davati, que intermediaria a negociação. No dia 8 de março, às 10h05, o PM encaminha o texto: “Manda o SGS (certificado de garantia do imunizante). Urgente. O Bolsonaro está pedindo”.

A mensagem teria sido enviada pelo reverendo Amilton Gomes de Paula, que entregou atestado médico para não depor na CPI nesta quarta-feira (14) – o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) espera a validação do atestado antes de reagendar o testemunho. Paula é suspeito de ser o intermediário na transação comercial entre a empresa e o governo federal.

Depois de receber a resposta, Dominguetti insiste em “alinhar (o pedido de vacinas) com o reverendo”. “O reverendo está em uma situação difícil neste momento. Ofereceu vacina no ministério. Presidente chamou ele lá. O presidente tá apertando o reverendo”.

Michele Bolsonaro

Outras mensagens do celular de Dominguetti, desta vez obtidas por Veja nesta segunda-feira (12), indicam a participação da primeira dama, Michele Bolsonaro, na compra das vacinas da AstraZeneca. O PM conversa com o mesmo interlocutor quando cita que “Michele (sic) está no circuito agora. Junto ao reverendo. Misericórdia”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]