Em clipe com Jorjão Bafafé, Xauim homenageia artistas negros

Xauim e Jorjão Bafafé.
Xauim e Jorjão Bafafé.

O protagonismo afro exaltado nas linhas da faixa ‘Meu Caminho’, do cantor e compositor baiano Xauim, ganha cor e movimento em um clipe que será lançado nesta sexta-feira (23/07/2021), no canal do artista no YouTube. Com participação de Jorjão Bafafé, do afoxé Badauê, o feat integra ‘Flutuântico’, álbum lançado em junho. Xauim assina o roteiro e a direção do audiovisual.

O que há de arte preta produzida de Norte a Sul das Américas é suficiente para gerações futuras e é isso que o artista baiano escancara já no início do clipe, quando evidencia em closes o traquejo de Jorjão no domínio dos tambores. Xauim dá sua contribuição atrás e frente às câmeras, mas reforça que, em ‘Meu Caminho’, o protagonismo é de quem veio antes.

“É uma homenagem a esses artistas negros, que são símbolos. Pessoas que subverteram suas realidades por meio da música, do sacerdócio da arte. Porque grande parte da indústria musical ocidental tem vanguardismo e origem afro”, diz Xauim, persona do fotógrafo e videomaker Matheus L8.

Entre outros artistas, são lembrados o rapper Sabotage e a cantora Elza Soares. Mas como ‘Meu Caminho’ tem a Bahia como norte, há referência a Gilberto Gil e Carlinhos Brown, mas, principalmente, ao afoxé Badauê: que sustenta não só tambores e atabaques, mas também o refrão.

Um dos fundadores do grupo, ao lado de Moa do Katendê, Jorjão Bafafé celebra a parceria. “Foi uma surpresa fazer parte disso. É muito importante ter essa vivência com Xauim, que é um cara com letras inteligentes. Sou muito grato. Mexeu com minhas emoções, porque o Badauê é minha história, onde comecei”, lembra, ao reforçar que a troca de experiências com quem vem depois e tem algo novo para contar – ou cantar – é o mesmo que “ganhar o universo”.

Ficha técnica da música

  • Voz/Composição – Xauim
  • Voz/Percussão – Jorjão Bafafé
  • Produção musical/Teclado – AquaHertz

Ficha técnica do videoclipe

  • Roteiro/Direção/Edição – Matheus L8
  • Dir. Fotografia/Color – Matheus Pirajá
  • Produção – Edson Souto
  • Dançarinho – Uostton Di Alcântara
  • Músicos – Xauim, Jorjão Bafafé e Marcelo Santana
  • Operação de luz – Cíntia Caroline
  • Técnico de som – Bruno Beirão

Confira vídeo

Sobre Carlos Augusto 9512 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).