Dia Internacional do Homem: Quando procurar um urologista?

Frederico Mascarenhas: é fundamental consultar um médico especialista, que faça uma análise de exames, hábitos diários e do histórico de saúde do paciente.
Frederico Mascarenhas: é fundamental consultar um médico especialista, que faça uma análise de exames, hábitos diários e do histórico de saúde do paciente.

Às vésperas do Dia Internacional do Homem, comemorado na última quinta-feira (15/07/2021), é importante conscientizar os homens da importância de cuidarem da saúde. A data tem o intuito também de reforçar a importância do urologista, médico especialista responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário.

De acordo com o urologista Dr. Frederico Mascarenhas, os homens devem buscar um urologista ao menos uma vez por ano, para que sejam realizados exames de prevenção, como o toque retal, que é feito com o objetivo de verificar alterações na próstata que podem ser indicativas de câncer, por exemplo.

“É fundamental consultar um médico especialista, que faça uma análise de exames, hábitos diários e do histórico de saúde do paciente. Só assim é possível determinar um diagnóstico e um tratamento realmente efetivo”, explica.

Segundo o Dr. Frederico, embora seja fundamental visitar o urologista de forma regular, existem sinais que indicam que essa consulta deve ser realizada o quanto antes, a exemplo de dores, sintomas urinários e sintomas dos órgãos reprodutores masculinos.

“Nestes casos, o paciente deve ser dirigir a uma consulta com um especialista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis”, observa o urologista.

Quando o assunto é a saúde dos homens com idade igual ou superior aos 50 anos, recomenda-se que, anualmente, seja realizada uma consulta para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que este câncer possui maior incidência em homens nesta faixa etária.

“A recomendação, no entanto, muda em casos do paciente ter familiares próximos com câncer de próstata. Nesta situação, é necessário que haja uma consulta por ano, a partir dos 45 anos de idade, em que será feito o exame do toque retal e outros com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer”, completa o especialista.

De modo geral, o urologista é responsável por tratar órgãos como rins, bexiga, uretra, ureter, testículos, pênis, próstata, glândulas adrenais e epidídimo (um ducto que coleta e armazena os espermatozoides), além de realizar a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores presentes no trato urinário, como bexiga e rins, por exemplo, e no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.

O médico também é responsável por tratar de diversas doenças, a exemplo dos casos de infecções e inflamações em todo o trato urinário, cálculos renais, cânceres no sistema urinário e incontinência urinária.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116717 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.