Com opinião diversa do extremista Jair Bolsonaro, vice-presidente Hamilton Mourão garante que eleições serão realizadas em 2022

Vice-presidente Hamilton Mourão se posicionou a favor da eleição em 2022, mesmo sem mudança no sistema de votação. Bolsonaro tem ameaçado o pleito, caso não haja voto impresso das Eleições 2022. O debate está em pauta na Câmara dos Deputados.
Vice-presidente Hamilton Mourão se posicionou a favor da eleição em 2022, mesmo sem mudança no sistema de votação. Bolsonaro tem ameaçado o pleito, caso não haja voto impresso das Eleições 2022. O debate está em pauta na Câmara dos Deputados.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Brasil terá eleição em 2022, mesmo após declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o pleito poderia não acontecer no próximo ano.

A declaração foi dada à CNN Brasil. “As eleições serão realizadas”, garantiu Mourão, mesmo que não haja uma mudança no sistema de votação. A fala aconteceu dois dias depois após Bolsonaro acusar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fraude, na última sexta-feira (09/07/2021).

Na ocasião, Bolsonaro disse que o Brasil corre “o risco de não termos eleições no ano que vem”. A fala faz parte de uma série de pressões do presidente para a volta do voto impresso, tema que está em pauta no Congresso Nacional.

Mourão ainda falou sobre o sistema “semipresidencialista”, um formato de governo que está sendo estudado no país. A ideia foi ventilada pelo presidente da Câmara dos Deputados e aliado do presidente, Arthur Lira (PP-AL). “Ainda não me debrucei sobre o assunto. Portanto, não tenho opinião formada”, declarou o vice.

O tema do semipresidencialismo, sistema no qual há um presidente e um primeiro-ministro, foi citado por Lira em uma entrevista também à CNN. “Nesse regime, se for o caso, é muito menos danoso que caia um primeiro-ministro do que um presidente. Quando um presidente cai, assume um vice-presidente que pode não estar alinhado com as propostas do eleito”, explicou o presidente da Câmara.

*Com informações do Yahoo Notícias e CNN Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112647 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]