Vacinação garante saúde e longevidade aos pets

Nesta quarta-feira (09/06/2021) ocorre o Dia da Imunização. A vacina, contribui para a saúde e longevidade do pet. O calendário de vacinação é essencial para guiar os tutores.
Nesta quarta-feira (09/06/2021) ocorre o Dia da Imunização. A vacina, contribui para a saúde e longevidade do pet. O calendário de vacinação é essencial para guiar os tutores.

Assim como nos seres humanos, a vacinação do pet é uma das principais garantias de bem-estar e prevenção de doenças graves nos companheiros de quatro patas. Aliada a uma boa alimentação e, em certos casos, castração, o cuidado contribui para o desenvolvimento, longevidade e boa saúde de cães e gatos. Como forma de conscientizar os tutores da importância desse ato pela vida, o Dia da Imunização é celebrado em 9 de junho de 2021.

O calendário de vacinação é um bom guia para o tutor não se perder. Para começar, aos 30 dias de vida, o bichinho precisa da vacina Puppy, que atua prevenindo doenças contagiosas como cinomose e parvovirose. Aos 45 dias de vida, o pet tem que ser imunizado novamente, agora com a vacina Polivalente, que imuniza contra hepatite, diarreia, problemas respiratórios e várias outras doenças. Esse procedimento precisa ser realizado dentro do período de 129 dias, com a aplicação de 3 a 4 doses a cada 21 ou 30 dias. Além disso, ocorre um reforço anual.

“Todas essas vacinas para animais também possuem um tempo determinado para a aplicação e a aplicação deve ser avaliada pelo profissional que acompanham o pet. Mesmo com o calendário, o protocolo vacinal é ajustado dependendo do paciente e do caso”, explica o médico veterinário da Mundo Pet, Vladimir Lenin Freitas.

Outra vacina obrigatória e indispensável é a da raiva, que é exigida pelos órgãos sanitários para a realização de viagens nacionais e internacionais. Essa aplicação precisa ser realizada todos os anos, respeitando o protocolo anual.

“O acompanhamento vacinal é necessário para o bem-estar do animal. Certos casos clínicos sugerem, por exemplo, a aplicação da vacina da tosse para os cães, que hoje possui duas variantes e age no combate à bronquite. Temos também a GiardiaVax que atua na inativação do verme giárdia. Não se trata de uma receita de bolo. O profissional que acompanha o pet adapta o protocolo vacinal de acordo com a situação”, finaliza doutor Vladimir Freitas.

Todas as vacinas, obrigatórias ou não, são aplicadas nas unidades da Mundo Pet nas clínicas da Mundo Pet no Rio Vermelho, na Pituba, Graça, no Salvador Shopping e em Lauro de Freitas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111075 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]