Ulisses Campos toma posse no cargo de procurador de Justiça do MPBA

Ulisses Campos de Araújo é promovido ao cargo de procurador de Justiça do MPBA.
Ulisses Campos de Araújo é promovido ao cargo de procurador de Justiça do MPBA.

Agradecimentos à sua família e ao procurador de Justiça João Paulo Cardoso de Oliveira marcaram o discurso de posse do promotor de Justiça Ulisses Campos de Araújo no cargo de procurador de Justiça do Estado da Bahia na tarde dessa terça-feira (01/06/2021). Ulisses Campos, que ingressou no MP em 1992, tomou posse no cargo de procurador de Justiça pelo critério de merecimento. “O MP sente-se honrado em homenagear o ilustre colega que, após 29 anos de trabalho no MP completados no dia de hoje, toma posse como procurador de Justiça. O seu trabalho tem o reconhecimento da população para o qual serviu e engrandeceu o nome do MP baiano”, destacou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti.

Ulisses Campos fez um agradecimento especial à sua família e ao procurador de Justiça João Paulo Cardoso, “um homem íntegro e gentil que foi o grande responsável por minha ascensão”. O mais novo procurador de Justiça é graduado em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em economia pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). É mestre e doutor em família na sociedade contemporânea (subárea direito). Atuou nas comarcas de Santana, Monte Santo, Sapeaçu, Condeúba e Itabuna, onde foi coordenador do escritório regional de 1995 a 1997. Foi coordenador do Centro de Apoio ao Combate de Sonegação Fiscal do MP (Caofis) entre os anos de 2000 e 2002 e titular da 5ª Vara de Família, de 2002 a 2014.

Também foi coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) e atuou no Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (Geidef) entre os anos de 2016 a 2020. “A teologia e as ciências sociais aplicadas logo despertaram meu interesse. Me apaixonei pela magistratura e foi trabalhando no MP que conquistei os títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. No MP compreendi o significado da palavra respeito”, destacou Ulisses Campos.

O presidente da Ampeb Adriano Marques também parabenizou o procurador de Justiça. “Atenho-me a lembrar que a carreira do nosso colega Ulisses Campos se entrecruzou com a Ampeb ao se colocar à disposição para dirigir a entidade”. Também participaram da sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, a corregedora geral do MP, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima; a ouvidora do MP, procuradora de Justiça Elza Maria de Souza; e os promotores de Justiça Pedro Maia, chefe de gabinete; Alexandre Cruz, secretário-geral do MP; Adriano Marques, presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb); além do desembargador Oswaldo Bonfim, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Lourival Almeida; e  o desembargador federal da 1ª Região, César Cintra Fonseca.

Ao lado de colegas e familiares, Ulisses Campos de Araújo assume cargo de cargo de procurador de Justiça do MPBA.
Ao lado de colegas e familiares, Ulisses Campos de Araújo assume cargo de cargo de procurador de Justiça do MPBA.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9974 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).