Três em quatro brasileiros usam redes sociais para comprar, revela pesquisa

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Brasileiros usam redes sociais para realizar compras.
Brasileiros usam redes sociais para realizar compras.

As redes sociais se estabeleceram como canais de compra para os consumidores. O Instagram é o preferido por quem usa essas plataformas para buscar produtos (dizem 62%), seguido por Facebook (61%), Google Shopping (61%) e WhatsApp (37%). E para fechar a compra a maioria recorre ao Google Shopping (53%) e ao Instagram (50%), seguido pelo Facebook (43%). É o que revela uma pesquisa realizada pela All iN | Social Miner feita em parceria com a Etus e a Opinion Box. Foram ouvidos 1125 brasileiros entre 2 e 7 de junho de 2021.

O levantamento mostra que 37% visitam lojas digitais pelo menos uma vez por mês, e 23% o fazem semanalmente. Dos 86% que têm o costume de consumir online, 74% o ainda o fazem por sites e aplicativos, 18% lojas físicas e 8% redes sociais, ou seja, embora crescente, o chamado social commerce ainda é minoritário.

Apesar disso boa parte recorre às redes sociais para pesquisar itens de desejo (76%), ter acesso a avaliação de outros clientes (56%) e comparar preços (54%). Clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas (75%), enquanto entre o público de classe C, D e E a porcentagem fica em 65%.

“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura”, diz em comunicado André Patrocínio, CEO da Etus. “Por isso é fundamental garantir um bom atendimento nas redes sociais, e também no site e aplicativo.”

Razões sociais

Entre as razões que levam a escolher comprar nas redes sociais estão preço (38%), rapidez (34%), acesso a mais informações sobre os produtos (34%), facilidade para pesquisar (31%), praticidade (30%) e a possibilidade de encontrar pequenos e médios lojistas (29%).

O estudo também descobriu que 75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram; 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui e 34% nas redes sociais da marca, ou em suas próprias redes sociais (26%).

*Com informações do ITForum.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]