Profissionais da mobilidade urbana de Feira de Santana recebem orientações de como prevenir e tratar síndrome de Burnout

Projeto QualiMob promove orientações de como prevenir e tratar síndrome de Burnout para profissionais da mobilidade urbana.
Projeto QualiMob promove orientações de como prevenir e tratar síndrome de Burnout para profissionais da mobilidade urbana.

Prevenir para que a relação com o trabalho acabe se transformando em estresse, ansiedade e nervosismo intensos foi discutida na última quarta-feira (16/06/2021), em mais um QualiMob voltado a profissionais da mobilidade urbana do município.

O psicólogo Alfredo de Moares orientou como identificar e tratar os sintomas da síndrome de Burnout, distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho desgastantes.

Segundo o especialista, a compulsão em demonstrar seu próprio valor, incapacidade de se desligar do trabalho, negação das próprias necessidades (falta de bom sono, alimentação adequada ou tempo para o lazer), fuga de conflitos ou também as reinterpretações de valores pessoais figuram entre os sintomas mais frequentes.

“Esse é o momento de buscar imediatamente tratamento com um profissional de saúde”, alerta.

O diagnóstico é realizado por meio de uma consulta com psicólogo ou psiquiatra. Alfredo explica que assistência psicológica ajudará o paciente a “entender de que forma o trabalho está atingindo-o”, evitando uma patologia mais séria, como um quadro depressivo.

A pessoa afetada pela doença por recorrer a tratamento medicamentoso ou psicoterapias que possibilitam encontrar estratégias de controle dos sintomas e combate ao estresse, a exemplo de atividade física regular e exercícios de relaxamento.

Na lista de recomendações para evitar a síndrome de Burnout estão: reservar um tempo para praticar atividades físicas e momentos de lazer; evitar álcool e outras drogas; incluir hábitos saudáveis na rotina; buscar melhores condições de trabalho e não hesitar em procurar ajudar profissional ao primeiro sintoma.

O secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, considerou oportuno o momento para que servidores se conscientizem de que a “saúde mental é tão importante quanto a física”, especialmente no contexto da pandemia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116717 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.