Pessoas em situação de rua, acima de 18 anos, são vacinadas contra a Covid-19 em Feira de Santana, diz SMS

A meta é vacinar 300 pessoas por meio do programa "Consultório na Rua".
A meta é vacinar 300 pessoas por meio do programa "Consultório na Rua".

A Secretaria da Saúde (SMS) de Feira de Santana iniciou nesta segunda-feira (14/06/2021), a vacinação de pessoas em situação de rua, maiores de 18 anos, contra a Covid-19. A meta é vacinar 300 pessoas por meio do programa “Consultório na Rua”.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, esse público foi incluído como prioridade no calendário da vacinação, uma vez que protagonizam maior exposição para serem infectados e por consequência, complicações de saúde que levam a óbitos.

Cleber Barbosa, de 44 anos, foi um dos primeiros vacinados. “É um momento de esperança para todos”, disse. Outras 49 pessoas também foram imunizadas.

 A enfermeira do Consultório na Rua, Darlene Santos, afirmou que desde o início da campanha a equipe realiza o mapeamento das pessoas em situação de rua e o monitoramento para garantir a aplicação das duas doses da vacina.

“A vacinação já estava disponível para aquelas pessoas com mais de 60 anos ou que estão cadastradas em Centros de Acolhida (CA)”, disse.

 A equipe multiprofissional atua em conjunto com o Setor de Imunização da SMS, bem como com os profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Consultório na rua

O programa Consultório na Rua é um serviço da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vinculado à Atenção Primária à Saúde.

A equipe é composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social e psicólogo, que realizam atendimentos a pessoas em situação de rua, realizando a busca ativa e atendimento in loco.

Prefeitura de Feira de Santana intensifica vacinação de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Feira de Santana intensifica a vacinação de pessoas em situação de rua, maiores de 18 anos, contra a Covid-19. A imunização iniciou ontem, 14, e segue sendo realizada durante a semana.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, esse público foi incluído como prioridade no calendário da vacinação, uma vez que protagonizam maior exposição para serem infectados e por consequência, complicações de saúde que levam a óbitos.

Até o momento, 80 pessoas já foram imunizadas. A meta é vacinar 300 pessoas por meio do programa “Consultório na Rua” que leva serviços de saúde para este público.

Desde o início da campanha de vacinação a equipe realiza o mapeamento das pessoas em situação de rua e o monitoramento para garantir a aplicação das duas doses da vacina.

A equipe multiprofissional atua em conjunto com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, bem como com os profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.