Os tipos de jogadas de cartas de mãos de poker

O Pôquer (poker) é considerado o jogo de cartas mais popular do mundo.
O Pôquer (poker) é considerado o jogo de cartas mais popular do mundo.

A seguir, são apresentas as diferenças entre as jogadas de mãos de poker.

Classificação tradicional de mãos altas de poker

Escada de cor

Consiste em cinco cartas em ordem numérica, todas do mesmo naipe.

Em caso de empate, o vencedor é a carta mais alta da sequência.

Escada real

É a melhor escada de cor possível, consistindo em um ás, um rei, uma rainha, um valete e um dez, todos do mesmo naipe. A escada de cor é considerada uma mão invencível.

Poker 

São quatro cartas do mesmo valor e uma carta não correspondida ou “kicker”.

Em caso de empate: ganha o poker de maior valor. Considerando que em jogos de cartas comunitárias onde mais de um jogador tem o mesmo poker, a quinta carta mais alta (“kicker”) vence.

Full  

São três cartas de mesmo valor e um par de mesmo valor diferente do anterior.

Em caso de empate: as três cartas mais altas do mesmo naipe ganham o pote. Em jogos de cartas comunitárias em que mais de um jogador tem a mesma trinca, a carta mais alta do par ganha.

Cor

São cinco cartas do mesmo naipe.

Em caso de empate, o vencedor é o jogador com a carta mais alta. Se necessário, o segundo mais alto, o terceiro mais alto, o quarto mais alto e o quinto mais alto podem ser usados ​​para desempatar. Se todas as cinco cartas tiverem o mesmo valor, o pote será distribuído. No poker, o naipe nunca é usado para desempatar.

Escada

São cinco cartas consecutivas.

Em caso de empate, o vencedor é a carta mais alta da sequência.

Observação: O ás pode ser usado tanto para a primeira como para a última carta na sequência, sendo esta a única carta que pode ser usada desta forma. Ás-K-Q-J-10 é a sequência mais alta (carta para o Ás); 5-4-3-2-Ás é a sequência mais baixa (cinco cartas).

Trinca

A Trinca é constituída por três cartas do mesmo valor e duas cartas não combinadas.

Em caso de empate, o vencedor é o trio de maior valor. Em jogos de cartas comunitárias em que mais de um jogador tem a mesma trinca, o vencedor é a carta não correspondida mais alta e, se necessário, a segunda carta não correspondida mais alta.

Par duplo

São duas cartas do mesmo valor, duas outras cartas do mesmo valor diferentes da anterior e uma carta sem limite.

Em caso de empate, o vencedor é o par mais alto. Se os jogadores tiverem o mesmo par mais alto, o segundo par mais alto vence. Se ambos os jogadores tiverem dois pares idênticos, a carta sem limite ganha.

Um par

São duas cartas do mesmo valor e três cartas sem limite.

Em caso de empate, o vencedor é o par mais alto. Se os jogadores tiverem o mesmo par, a carta desigual mais alta vence e, se necessário, a segunda carta mais alta e a terceira mais alta podem ser usadas para desempatar.

Carta alta

Qualquer mão que não se enquadre em nenhuma das categorias acima.

Em caso de empate: A carta mais alta ganha e, se necessário, a segunda maior, a terceira maior, a quarta maior e a quinta maior podem ser usadas para desempatar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]