Líderes da UE rejeitam cimeira com Vladimir Putin; Iniciativa da reunião foi liderada pela Alemanha e França

Angela Merkel, chanceler da Alemanha.
Angela Merkel, chanceler da Alemanha.

Os líderes da União Europeia rejeitaram a proposta da Alemanha e de França para se realizar uma cimeira com o presidente russo Vladimir Putin.

A decisão foi anunciada esta madrugada após horas de conversações, em Bruxelas.

A proposta foi retirada do comunicado final da reunião após ter enfrentado uma forte oposição dos países da Europa de Leste.

 Esta foi uma rara derrota pública para Angela Merkel.

A chanceler germânica, que abandona o cargo no outono, afirmou que não foi possível chegar a um acordo e que “pessoalmente, teria gostado de ver aqui um passo mais arrojado, mas também é bom assim”, garantindo que continuar-se-á “a trabalhar sobre o assunto”.

As relações entre a União Europeia e a Rússia estão tensas desde a anexação da Crimeia e o início do conflito na Ucrânia em 2014. Não se tendo realizado nenhuma cimeira desde então.

Durante a reunião, em Bruxelas, vários líderes europeus criticaram a Hungria devido à aprovação da polémica lei sobre a homossexualidade, uma legislação que a maioria dos 27 considera ser contra os valores fundamentais da União Europeia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9616 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).