Feira de Santana: Esquetes teatrais do espetáculo ‘Só depende de nós’ faz sua estreia no dia mundial do meio ambiente

Cartaz anuncia espetáculo ‘Só depende de nós’.
Cartaz anuncia espetáculo ‘Só depende de nós’.

No dia 5 de junho de 2021 é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nunca essa data e o tema meio ambiente foram tão necessários discutirmos como nos dias atuais onde as boas práticas de cuidados e atitudes são ações determinantes para a construção de um futuro sustentável à vida na terra

E para falar sobre essa temática tão importante a autora, atriz e produtora cultural Elizete Destéffani-Motté traz para o mês de junho o espetáculo “Só Depende de Nós – Esquetes”, uma produção virtual que consiste na apresentação de 3 (três) histórias de classificação livre, voltadas para crianças, jovens e o público de todas as idades. A estreia do primeiro esquete, “JOANA E OS 5 R’S”, acontece no dia 5 de junho, às 16 horas, de forma gratuita, pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube. Com linguagem atual, personagens caricatos e bem definidos, o espetáculo de estreia mostra os primos Zeca Grude e Joana Natureba vivendo situações preocupantes sobre o destino do lixo até terem uma grande ideia para ajudar a mãe Terra. Para isso eles vão precisar contar com a ajuda de todos.

Os próximos esquetes teatrais a serem apresentados na programação de junho são: “MISSÃO ÁGUA”, no dia 12/06 e, “ZUMMM, SAI”, no dia 19/06, sempre às 16h pelo canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube.  Escolas, instituições, órgãos e pessoas interessadas em utilizar os vídeos para fins educativos e pedagógicos podem entrar em contato através do WhatsApp.

Respeitando o distanciamento social e as normas de prevenção no combate ao avanço do vírus, os artistas e profissionais envolvidos realizaram a produção dos vídeos dentro de suas casas.  Para tal, foram montados dois cenários na casa de cada um dos atores e as gravações foram feitas no Stream Yard, estúdio virtual que permitiu o monitoramento entre janelas. Dos ensaios a finalização da produção em vídeo, todo o processo se deu de forma virtual.

Os esquetes de “Só Depende de Nós” são frutos do trabalho de pesquisa em educação ambiental que vem sendo desenvolvido, desde 2002, por Elizete Destéffani-Motté. Até 2019 o espetáculo da turma de “Só Depende de Nós” vinha sendo apresentado de forma presencial pela Cia. Cuca de Teatro para escolas e público em geral, atingindo mais de 80 mil pessoas. Nessa produção virtual de “Só Depende de Nós – Esquetes” estão em cena a atriz e autora Elizete Destéffani-Motté que interpreta Joana Natureba, representante do MMMA – Movimento Mirim pelo Meio Ambiente, o ator Jailton Nascimento no papel de Zeca Grude e na assistência de direção e texto Fernando Souza.

O Projeto Esquetes “Só Depende de Nós” tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112660 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]