Eleições 2022: PSB formaliza filiações de Flávio Dino e Marcelo Freixo

Ex-presidente Lula e o governador Flavio Dino. Aliança PT e PSB pode ampliar campo progressista.
Ex-presidente Lula e o governador Flavio Dino. Aliança PT e PSB pode ampliar campo progressista.

O PSB formaliza nesta terça-feira (22/06/2021), em ato na sede partido em Brasília (DF), as filiações do deputado federal Marcelo Freixo (RJ) e do governador do Maranhão, Flávio Dino. Freixo deixou o PSOL e, Dino, o PCdoB. Os dois políticos defendem a formação de uma frente de esquerda em 2022 liderada por Luiz Inácio Lula da Silva.

Freixo é pré-candidato a governador do Rio de Janeiro. Dino deve ser candidato ao Senado pelo Maranhão, mas é sempre apontado como um possível vice de Lula.

“O objetivo da ida para o PSB é ajudar a construir uma ampla aliança com todos os setores políticos dispostos a enfrentar o bolsonarismo”, afirmou Freixo.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, que deixou o PCdoB e ingressa no PSB, afirmou que a eleição de 2022 precisará juntar de um lado comunistas, socialistas, petistas, liberais, progressistas, católicos e evangélicos para que Bolsonaro seja derrotado.

— A eleição de 22 não será mais uma. Não será uma qualquer. Será uma batalha. Será um plebiscito entre os que querem a continuidade da democracia contra o extermínio de um projeto popular. Não podemos cometer erros e minimizar o mal. Derrotá-lo (Bolsonaro) não é tarefa de poucos, nem de muitos. É de todos. Temos que nos unir. A conjuntura não comporta posturas narcisistas nem celebração de nossas virtudes. A conjuntura exige que nos juntemos — disse Flávio Dino.

O presidente do partido, Carlos Siqueira, afirmou que para vencer Bolsonaro será necessária uma “frente amplíssima”. Ele anunciou Freixo como candidato a governador do Rio de Janeiro.

No ato, estavam presentes os governadores do partido Paulo Câmara, de Pernambuco, e Renato Casagrande, do Espírito Santo. Além de deputados, senadores e prefeitos da legenda.

A decisão oficial sobre a posição do PSB na disputa presidencial só será tomada formalmente em novembro, durante o congresso nacional da legenda.

*Com informações de Camila Turtelli, do Broadcast do Estadão.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116920 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.