Educação: o que é e como fazer monografia?

A monografia é um dos tipos de Trabalho de Conclusão de Curso Superior.
A monografia é um dos tipos de Trabalho de Conclusão de Curso Superior.

Estudantes universitários podem ter que produzir monografia no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), um dos inúmeros formatos deste tipo de trabalho que pode ser feito. Para alguns, produzi-lo pode ser uma aventura bastante prazerosa, mas para outros a missão é difícil e nem sempre a mais legal. De qualquer forma, elas estão presentes no mundo acadêmico e são bem comuns.

Ver um trabalho de monografia pronto é, sem dúvidas, um dos momentos de maior felicidade de um estudante de graduação ou pós-graduação, fruto de longos meses de trabalho árduo e muita dedicação.

O que é monografia?

A monografia é um trabalho escrito, geralmente utilizado em TCCs, que busca se aprofundar em um único assunto de uma determinada área. Isso não é feito como uma redação de vestibular, por exemplo, porque, aqui, é preciso utilizar uma série de processos que fazem parte da metodologia.

Por ser um extenso trabalho escrito, ele é bastante recomendado para quem gosta de ler e escrever, porque é isso o que uma monografia vai demandar de você na maior parte do tempo. Além disso, prepare-se para quebrar a cabeça analisando dados para chegar a resultados.

Como é feita uma monografia?

O primeiro passo é escolher o tema. Ele é fundamental porque é a partir disso que todo o trabalho será desenvolvido. O autor deve ser bem específico na sua escolha para mostrar o problema que deseja tratar. Um tema de monografia não é apenas política, saúde, esporte, cidadania. Não, é preciso ir além e escolher algo mais profundo.

O tema deve trazer um problema que será exposto e desenvolvido na sua pesquisa. Neste desenvolvimento o aluno trabalha vários pontos e tenta sugerir soluções possíveis de serem realizadas. Por isso é tão importante que o tema seja objetivo. Quanto mais vago, maiores são as chances do trabalho ficar disperso ou confuso.

A estrutura de uma monografia tem:

Introdução Definição do problema e contextualização do trabalho
Referencial teórico Exposição da bibliografia que guiará a monografia
Hipótese De forma prévia, pensar quais as possíveis respostas para o problema que será estudado
Objetivos Definir os objetivos gerais e específicos, mostrando qual é a razão da sua monografia existir
Metodologia Definição de como a pesquisa será realizada

Monografia são para ciências exatas?

De forma alguma! Monografias podem ser utilizadas em ciências humanas, exatas e biológicas. Muito se fala sobre coleta de dados e isso causa a impressão de que estamos falando de números. Mas eles são utilizados para tentar entender um problema, que pode ser o desemprego, por exemplo. Esse tema costuma estar relacionado à pesquisas no campo das humanidades.

Veja a tabela acima e questione se a sua ideia de tema de monografia consegue conter todos os pontos descritos. Se sim, muito provavelmente você está no caminho certo e poderá fazer um trabalho sobre o assunto que escolheu.

Se precisar, busque ajuda

A monografia é um trabalho acadêmico muito sério. O objetivo é trazer relevância à sua área de atuação através de um estudo robusto sobre um tema. Muitas monografias não apenas motivaram outras produções importantes, como também serviram de base teórica. Portanto, estamos falando de algo que tem um impacto gigantesco na produção de conhecimento.

Uma monografia requer cuidado extremo, atenção à metodologia, desenvolvimento e aos mínimos detalhes. Pedir uma ajuda para finalizar a sua com bastante qualidade não é demérito nenhum.

Vários profissionais qualificados estão disponíveis para ajudá-lo a terminar a sua monografia. Além da experiência, eles são especialistas em determinadas áreas e possuem propriedade para dar uma força. Não deixe de procurar um dos nossos no link que deixamos no início do artigo.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.