Editora Òmnira lança livro ‘O Levante da Fênix’ de Jovina Souza

Capa do livro ‘O Levante da Fênix’.
Capa do livro ‘O Levante da Fênix’.

A Editora Òmnira, o Movimento Literário Kutanga/Angola e o Projeto Agdá, lançam nessa sexta-feira (18/06/2021), a partir das 18 horas do Brasil (22 horas de Angola/África), o livro de poesias O Levante da Fênix, da professora, escritora e crítica literária Jovina Souza. A obra tem apresentação da Mestra em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura – UFBA, professora Suely Santana e prefácio da professora de Letras da Universidade Federal da Bahia Josenildes da Conceição Freitas. A capa é um trabalho do artista plástico e escritor caboverdiano Moustafa Assem, que retratou de maneira original uma fênix africana. “São 66 poesias de uma trabalhadora incansável contra as injustiças sociais e os desmandos desse sistema escravocrata e genocida que tenta exterminar e anular toda e qualquer manifestação de resistência em favor da LUTA do povo negro, ” descreve o editor Roberto Leal.

O livro será lançado em uma LIVE internacional do SARAU DO AGDÁ e contará com a participação de mais de 20 mulheres negras que são homenageadas pela autora na obra literária, mulheres trabalhadeiras e guerreiras nas mais diversas vertentes da luta contra a discriminação racial, contra o genocídio do povo preto e pobre das periferias, contra toda e qualquer tipo de intolerância religiosa e a favor da disseminação da Cultura e da Liberdade de Expressão, dentre elas: Aidil Araújo, Alessandra Sampaio, Ana Fátima, Anajara Tavares, Ana Célia Silva, Andréia Beatriz, Dejanira Rainha, Erica Azevedo, Fátima Trinchão, Jeane Sánches, Jacquinha Nogueira, Jocélia Fonseca, Lilian Almeida, Lorena Ribeiro, Margarete Carvalho, Organizia Maria Dias, Rejane Souza, Rosana Paulo e Vânia Melo. Ainda terá a participação do jornalista, editor e escritor brasileiro Roberto Leal, do apresentador e poeta são tomense Carlos Cardoso e do artista plástico e escritor cabo-verdiano Moustafa Assem.

A autora

Jovina Souza é autora dos livros “Agdá” e “No Caminho das Estações”, Editora Mondrongo/Itabuna-BA; “O amor não está”, Ed. Òmnira/BA-Brasil, tem participações em antologias e coletâneas, dentre elas, a reconhecida publicação “Cadernos Negros”, do Grupo Quilombhoje/SP e a coletânea poética “Com Amor & Luta”, um livro da Editora Òmnira/BA-Brasil, com a participação de poetas brasileiros e angolanos. A escritora também exerce importante papel dentro da militância negra de luta contra o racismo e o extermínio do povo preto da periferia, usando a sua poesia para dar um basta nas indiferenças, nas discriminações veladas e nas facetas desse sistema corrompido pela sociedade elitista e exterminadora de minorias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]