Conheça a história do jogador Zé Roberto

José Roberto da Silva Junior (Zé Roberto) é ex-jogador da Seleção Brasileira e atual assessor de futebol do Palmeiras. Na ativa, se destacou como lateral-esquerdo e meio-campo.
José Roberto da Silva Junior (Zé Roberto) é ex-jogador da Seleção Brasileira e atual assessor de futebol do Palmeiras. Na ativa, se destacou como lateral-esquerdo e meio-campo.

O jogador José Roberto da Silva Junior, conhecido nos gramados como Zé Roberto, é natural de São Paulo e o seu nascimento ocorreu em 1974. A sua carreira como jogador durou até 2017, onde ele anunciou um vídeo publicando que estava encerrando as atividades. Teve uma jornada gloriosa e com muitas vitórias, o que foi um ótimo ganho para aqueles que gostam de apostas, pois ele ajudou muito os times a ganharem. Também é possível usar um código bonus Luckia e continuar apostando mesmo que Zé Roberto não esteja nos gramados.

Como a sua carreira se iniciou?

Tudo começou pelas divisões bases do Palestra de São Bernardo. Desde essa época os treinadores já sabiam que ele tinha potencial para jogar em times grandes. Mas ele só foi começar a ter um reconhecimento no cenário nacional quando jogou pela Portuguesa de Desportos. Foi durante esse período que ele conquistou o vice-campeonato Brasileiro, em 1996.

Sua passagem pela seleção brasileira

O meia Zé Roberto também teve a sua passagem pela seleção brasileira. A equipe percebeu que as suas jogadas seriam interessantes para que a seleção disputasse alguns campeonatos. Foi dito e feito, pois ele conquistou alguns títulos como a Copa América e a Copa das Confederações. Em 1998, ele também participou de um mundial, o seu primeiro, e ele estava como reserva do então lendário Roberto Carlos, onde tínhamos o Zagallo como técnico.

Apesar de ter uma considerável habilidade nos gramados, ele não entrou em campo na Copa de 98 e também não participou da Copa do Mundo de 2002, onde a seleção foi comandada por Luiz Felipe Scolari, conquistando o pentacampeonato.

Em contrapartida, ele viveu ótimos momentos na Alemanha onde ele conseguiu deixar a sua marca em campo e ser lembrado até hoje por alguns europeus. Tudo isso fez com que ele, em 2006, na Copa do Mundo, fosse titular da equipe de Carlos Alberto Parreira. Apesar de não ganhar o mundial, muitas esportistas o elogiaram bastante e confirmaram a sua importância no campeonato. Isso fez com que aumentasse ainda mais o seu reconhecimento internacional.

Retorno ao Brasil

Após o mundial que infelizmente não teve o Brasil como vencedor, Zé Roberto começou a jogar pelo Santos. Ele passou 10 meses jogando pelo time da Vila Belmiro e durante esse período, muitos o consideraram o melhor jogador do país. Isso pode ser entendido pelo fato de que em 2010, o jogador conseguiu, junto ao seu time, levar o Santos ao título do Campeonato Paulista e também ao terceiro lugar da Taça Libertadores da América.

Não demorou muito para que outros times ficassem de olho em sua habilidade. Logo após o término do contrato com o time brasileiro, começaram as negociações. O primeiro time a negociar foi o Bayer de Munique, mas o jogador acertou com o Hamburgo.

As suas mudanças não pararam por aí, pois em 2010 ele fechou com Al Gharafa, do Qatar. Ele permaneceu no time por duas temporadas e em 2012 retornou mais uma vez ao Brasil, mas agora para jogar pelo Grêmio. Ele continuou jogando pelo time até 2014, mas logo a diretoria anunciou a sua saída.

Foi então que aos 40 anos de idade, Zé Roberto foi para a o Palmeiras. Ele fez ótimas jogadas e teve um bom desempenho durante a sua atuação no time brasileiro. Porém, em 2017, em um  vídeo publicado também pela mídia, ele anunciava a sua saída do Verdão. Foi então que ele decidiu aceitar a gestão de elenco do Alviverde.

O Zé Roberto fez história dentro do futebol e as suas jogadas serão lembradas por muito tempo. Por sorte é possível acompanhar os seus lances pela internet e assim analisar melhor com ele atuava em campo. 

Palestra de Zé Roberto para jogadores da Seleção Sub-17, no registro de outubro de 2019.
Palestra de Zé Roberto para jogadores da Seleção Sub-17, no registro de outubro de 2019.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.