Centro de Controle Operacional de Videomonitoramento de Feira de Santana dará celeridade às ações de segurança e mobilidade urbana, diz prefeito Colbert Martins

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Prefeito Colbert Martins Filho entrega Centro Operacional de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins Filho entrega Centro Operacional de Feira de Santana.

As forças de segurança e da mobilidade urbana, em Feira de Santana, ganharam um importante reforço com a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), onde passam a funcionar a Central de Videomonitoramento e o Fala Feira 156. O equipamento foi entregue pelo prefeito Colbert Martins Filho, nesta terça-feira (01/06/2021).

O novo espaço vinculado à Secretaria de Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) vai permitir a atuação integrada da Guarda Municipal, da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT).

Colbert Filho afirma que a partir dessa integração será possível dar uma resposta rápida às ações no município, garantindo a ordem e a segurança. “O combate aos clandestinos será fortalecido. Vamos acompanhar o trajeto dos ônibus e vans. Tudo que diz respeito à mobilidade urbana e a segurança”.
O titular da Secretaria de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, destacou que o CCO é “um marco na mobilidade urbana”. E acrescentou ainda que “com esse equipamento vamos monitorar as viagens através de sistema de gestão, com imagens em tempo real dos terminais e estações do BRT, evitando inclusive aglomerações”.

Monitoramento

São mais de 300 câmeras instaladas no município com imagens captadas em tempo real  – além da cidade, os distritos de Humildes e São José já contam com os equipamentos, que em breve serão levados a outras localidades da zona rural. As principais vias de acesso a Feira, como BR 116/Sul e a 324 também são áreas monitoradas.

Todas as câmeras contam com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite o reconhecimento facial de infratores e possibilita a leitura de placas de veículos, auxiliando na identificação de automóveis roubados.

“Teremos acesso em tempo real a situações de conflito, identificando possíveis irregularidades no trânsito, como fila duplas e conversões indevidas, trazendo mais fluidez ao trânsito”, afirmou o superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida.
O CCO está localizado na avenida Francisco Pinto, bairro Pedra do Descanso, e é considerado o mais moderno pelo secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima.

“É um dos melhores da América do Sul, que trará resposta positiva”, pontuou.
No ato de entrega também estavam presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e do Exército.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]