Brasileira ganha prêmio da ONU com estudo sobre mudança climática e bioma do Cerrado

Geógrafa Karina Berbert Bruno foi uma das três cientistas que receberam distinção Space4Youth com pesquisas sobre uso de dados e ferramentas espaciais para mitigar mudança climática.
Geógrafa Karina Berbert Bruno foi uma das três cientistas que receberam distinção Space4Youth com pesquisas sobre uso de dados e ferramentas espaciais para mitigar mudança climática.

Três jovens cientistas do Brasil, da Índia e dos Estados Unidos foram as ganhadoras deste ano do Prêmio Youth4Climate, sobre o espaço como uma ferramenta para mitigar mudança climática.

A distinção é concedida pelo Escritório da ONU para Assuntos Espaciais, Unoosa na sigla em inglês, em cooperação com o Conselho de Geração Espacial.

Banco Mundial e Alemanha

A geógrafa Karina Berbert Bruno, de São Paulo, venceu a competição com o estudo: Espaço como uma Ferramenta para Mitigação da Mudança Climática: resultados múltiplos com tecnologias de Observação da Terra no bioma do Cerrado”.

As outras ganhadoras são a pesquisadora Mahlak Abdullah, dos Estados Unidos, com um estudo sobre biologia sintética e Tejasvi Shivakumar, da Índia, que escreveu sobre energia renovável e influenciadores espaciais.

O trabalho de Karina Berbert Bruno se baseou no projeto TerraClass, financiado pelo Banco Mundial, e que contou com o apoio da agência de cooperação da Alemanha, GIZ, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GmbH, no original em alemão.

Mulheres na ciência

Nesta entrevista à ONU News, a mestranda da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, afirma que a escolha de três mulheres é simbólica e deve ajudar a inspirar mais cientistas pelo mundo.

“Acredito que por mais dificuldades que existam para as mulheres, para elas se firmarem no campo de estudos espaciais e territoriais, geográficos, em todos os campos da ciência, nós temos essa possibilidade. Três mulheres vencedoras estão aqui para comprovar esta oportunidade. ”

Confira vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.