Trio de amigas usam artesanato como alternativa de renda extra durante a pandemia, em Feira de Santana

Artesãs expõem objetos decorativos no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana.
Artesãs expõem objetos decorativos no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana.

É no box 43, no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, que três amigas artesãs expõem objetos decorativos, todos eles feitos à mão. O artesanato vai desde a bonecas de pano, toalhas de mesa feitas em crochê, panos de pratos a flores em tecidos e jogos americanos. Foi na arte que elas encontraram uma alternativa de sobreviver em meio a pandemia.

Em meio a cores, linhas, agulhas, fitas, tesouras, pérolas e botões, que Aglaia Muritiba confecciona bonecas. Adelina Neco reaproveita os pedacinhos de tecidos para dar forma aos fuxicos, que serão utilizados para a produção de colchas e tapetes. Ivone Leal produz crochê.

As bonecas de Aglaia trazem contextos culturais e históricos, a exemplo da heroína Maria Quitéria, Lampião, Maria Bonita, além de baianas, orixás e santos católicos. “A inspiração vem do cotidiano, dos movimentos históricos, culturais, da própria sociedade, que dão significado a cada boneca produzida”, diz a artesã.

Os valores dos artesanatos dependem do tamanho, modelo e do tempo que foi levado para produzir.

Segundo Aglaia cada criação tem um significado, detalhes que chamam a atenção. Tudo pesando de acordo com desejo do cliente. “A maior alegria é saber que a pessoa que vai receber o objeto, sintam o amor, carinho e perfeição com que ele foi produzido”.

Além do espaço no Mercado de Arte, o artesanato pode ser adquirido por meio das redes sociais, Instaram (@atelierbonequitasdepano.fsa).

Artesã Aglaia durante produção de bonecas de pano em Feira de Santana.
Artesã Aglaia durante produção de bonecas de pano em Feira de Santana.

Artesanatos produzidos vão desde bonecas de pano, toalhas de mesa feitas em crochê, panos de pratos a flores em tecidos e jogos americanos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114991 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.