Salvador: Espetáculo cênico musical ‘O Encantado’ volta a cartaz em duas únicas sessões online

Cena do espetáculo 'O Encantado', uma saga nordestina em busca de Dom Sebastião.
Cena do espetáculo 'O Encantado', uma saga nordestina em busca de Dom Sebastião.

A trama do espetáculo cênico musical ‘O Encantado – Uma Saga Nordestina em Busca de Dom Sebastião’ se baseia em acontecimentos históricos ocorridos no século 19, em Pernambuco, nos quais líderes messiânicos pregavam vida próspera para o povo do Sertão. Nessas localidades, comunidades eram formadas com centenas de pessoas comandadas por esses beatos, pregando que o rei português Dom Sebastião (morto no século 16 em batalha contra os mouros) ressuscitaria ali trazendo riqueza e prosperidade para os mais pobres e necessitados. Sendo assim, seria criado um reino encantado, liderado pelo monarca, cumprindo-se a lenda lusitana sobre o rei que retornaria para restaurar a soberania do Império Português, livrar o povo das mazelas, distribuir riqueza e terras, enriquecer os pobres e libertar os negros da escravidão. O espetáculo volta a cartaz em duas únicas sessões on-line e será apresentado nos dias 21 e 22 de maio, sempre às 20 horas, através do facebook https://www.facebook.com/canduraseartes e do www.youtube.com/canduraseartes

Logo após a sessão do dia 21/05 o público é convidado a participar de um bate-papo musical e interativo, através do googlemeet, na live intitulada “Canções Encantadas”, com o autor e diretor Edinilson Motta Pará, o diretor musical e compositor Igor Reis, o ator Ricardo Stewart e a pesquisadora da cultura popular Sálua Chequer. Nesse encontro, serão apresentadas as composições feitas exclusivamente para o espetáculo, as canções de cunho sertanejo que serviram de inspiração para a criação da peça e músicas de domínio público presentes no universo nordestino.

A dramaturgia do espetáculo se constrói a partir de informações coletadas, principalmente, na obra Memória sobre o Reino Encantado na Comarca de Villa Bella, de Antonio Ático de Sousa Leite; primeiro registro escrito sobre os acontecimentos da Pedra Bonita. Também nas citações sobre os fatos presentes nas obras da literatura brasileira, como O Reino Encantado: Crônicas Sebastianistas, de Tristão de Alencar Araripe Jr.; Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna; Pedra Bonita, de José Lins do Rego, além de relatos de historiadores e artigos de pesquisadores.

As apresentações on-line do espetáculo “O Encantado – Uma Saga Nordestina em Busca de Dom Sebastião” integram a Ação de contrapartida da Canduras e Artes com uso do subsídio pago pelo Mapa Cultural de Salvador da Fundação Gregório De Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110934 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]