Salvador: Centro de Memória Jorge Calmon inaugura site que disponibilizará documentos históricos digitalizados para pesquisa 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Arquivo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), inaugurou site da instituição que irá disponibilizar documentos históricos digitalizados para pesquisadores.
Arquivo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), inaugurou site da instituição que irá disponibilizar documentos históricos digitalizados para pesquisadores.

O Centro de Memória Jorge Calmon, arquivo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), inaugurou, nesta segunda-feira (24/05/2021), o site da instituição (www.centrodememoriasantacasaba.org.br), que irá disponibilizar documentos históricos digitalizados para pesquisadores.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Em dezembro do ano passado o Centro de Memória Jorge Calmon foi contemplado em 8° lugar entre 40 instituições que foram aprovadas na categoria Arquivos.

Dentre os mais de 1.800 livros e documentos importantes encontrados no Centro de Memória Jorge Calmon estão atas, correspondências, recibos de despesas a diversos tipos de serviços contratados pela Irmandade da Santa Casa desde o século XVII, livro de entrada e saída de crianças na Roda dos Expostos, livro de entrada de mulheres no Recolhimento do Santo Nome de Jesus, livro de Atos da Provedoria, livro de Ordens dos Governadores, além da coleção de Livros do Banguê, que registra os enterramentos de pessoas escravizadas, realizados pela Santa Casa, que recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o diploma de Memória do Mundo.

“A importância desse acervo é atestada tanto pela sua antiguidade quanto pela sua diversidade de tipologias documentais, que são essenciais para salvaguarda da memória da instituição e também para o estudo da história da Bahia, sua formação social, cultural e religiosa, já que a Santa Casa sempre atuou com um braço social do estado”, observou a coordenadora do Centro de Memória Jorge Calmon, Rosana Souza.

Pesquisas

No site estará disponível em breve uma reprodução fac-similar da coleção dos Livros de Acórdãos, que são documentos que datam do século XVII ao XIX e registram as decisões das reuniões da Mesa e Junta administrativas da Santa Casa.

“O acervo do Centro de Memória é consultado tanto por pesquisadores locais quanto de outras regiões do país e também estrangeiros.  Nosso atendimento sempre ocorreu de maneira presencial e à distância, através de e-mail, pois entendemos a necessidade de consulta das fontes documentais para quem produz pesquisas acadêmicas. Diante da pandemia do novo coronavírus, percebemos que seria importante ampliarmos nossos canais de contato e consulta à distância para o pesquisador”, ressaltou Rosana.

O inventário do acervo será disponibilizado através da plataforma AtoM, com resumos de documentos e algumas imagens. À medida que formos classificando o acervo dentro da plataforma, outras coleções serão disponibilizadas para consulta online”, pontuou a coordenadora.

Além do site, no último dia 5 de abril, o Centro de Memória Jorge Calmon também inaugurou um perfil no Instagram (@centrodememoriaSCMBA), trazendo conteúdos sobre a história da Santa Casa, a diversidade e importância do acervo documental da instituição e os trabalhos de conservação e preservação desses documentos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112944 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]