Projeto conta histórias de matriz africana para povos de terreiro da Bahia

Cartaz anuncia projeto 'Histórias de Terreiro'.
Cartaz anuncia projeto 'Histórias de Terreiro'.

Contação de histórias de matriz africana para povos de terreiro da Bahia. Este é o foco do Projeto “História de Terreiro”, que segue promovendo intercâmbios culturais, lúdicos, identitários e educativos aos domingos até o dia 6 de junho de 2021. O próximo encontro, marcado para 23 de maio, às 16 horas, trará como convidados o babalorixá Pai Pote e o artista plástico “filho de orixá” Baba Geri. Para participar, interessados de todas as idades só precisam acessar o perfil @cerqueiraproducoes no Instagram, no horário do evento.

Todas as apresentações estão sob o comando do artista, contador de histórias, arte-educador, músico e professor de língua e cultura yorùbá Eduardo Odùdúwa e da atriz, professora e contadora de histórias Joice Paixão. Criado pela Cerqueira Produções, “História de Terreiro” foi iniciado em fevereiro deste ano, com rodas de conversas e apresentações artísticas presenciais envolvendo contos, lendas, músicas e histórias da literatura de matriz africana. As primeiras apresentações ocorreram nos terreiros Ilê Axé Oxumare e Ilê Axé Ibá Omon Ajunkesy. Contudo, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, o formato dos encontros precisou ser alterado e as lives foram iniciadas.

As protagonistas dos encontros digitais realizados até agora foram a zeladora espiritual e coordenadora do Espaço de arte-cuidado-educação-cultura Força dos Ventos, Clea Barbosa; a yalorisà Raidalva dos Santos (Terreiro Ilê Asè Oyà Tolà) e a omo Osun e Ekedji de Sángó, Priscila Pinheiro (Terreiro Ilê Axé Ibecê Alaketú Oulomida). O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Agenda

O que: Projeto História de Terreiro

Quando: 23 e 30 de maio e 6 de junho

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110920 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]