Licuri da Bahia é um dos ingredientes de destaque em reality de gastronomia na TV

Apresentação do cozinheiro Cadu Moura, com o Ravióli de Vatapá, Caldo de Lambreta, Fumeiro e Farofa de Licuri.
Apresentação do cozinheiro Cadu Moura, com o Ravióli de Vatapá, Caldo de Lambreta, Fumeiro e Farofa de Licuri.

O versátil, nutritivo e saboroso licuri, fruto da Caatinga, foi um dos ingredientes de destaque na apresentação do cozinheiro Cadu Moura, com o Ravióli de Vatapá, Caldo de Lambreta, Fumeiro e Farofa de Licuri. O prato foi apresentado no programa de TV, Mestre do Sabor, que estreou a 3ª temporada, nessa quinta-feira (06/05/2021), na TV Globo. A valorização dos pratos brasileiros e da chamada comida de afeto são a marca dessa edição comandada por Claude Troisgros e Batista.

O licuri utilizado por Cadu, que é natural de Pernambuco, mas há dez anos mora em Salvador, é produzido pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com sede em Capim Grosso. Ele conta que conheceu o licuri durante o seu processo de formação, com o chef de cozinha Fabrício Lemos, que apresentou os ingredientes locais, que ele já trabalha em seus restaurantes.

“Quando eu fui apresentado, fiquei surpreso com a qualidade e com o que a gente consegue fazer com ele. O meu slogan é ‘Do Nordeste para o mundo’, para apresentar para o mundo o que a gente tem de melhor. Então, eu levei o licuri e o fumeiro de Maragogipe. Eu queria levar elementos e conteúdos verdadeiros, para apresentar para o mundo, de empresas e produtos que eu acredito, que de fato elas tenham um pensamento positivo em relação à gastronomia brasileira. Eu sou um cozinheiro nordestino. Sempre abraço e levanto essa bandeira por onde eu for”, destacou Cadu Moura.

Renata Silva, que atua na gestão da Coopes, ressaltou que é de grande importância ver o licuri protagonista em um programa de alta gastronomia, em uma rede de TV nacional: “A gente vê que nosso trabalho não está sendo em vão e que esta consolidação da cadeia produtiva do licuri está ganhando corpo e uma proporção de valorização, tão quanto valorizado como as outras oleaginosas brasileiras”.

A Coopes

A cooperativa é uma das organizações da agricultura familiar baiana apoiadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Por meio do projeto, são aplicados recursos da ordem de R$3,9 milhões, em infraestrutura para armazenamento e equipamentos, implantação de uma unidade de beneficiamento, logística e assistência técnica e extensão rural (Ater), entre outras ações, que beneficiam mais de 300 famílias. A Coopes também já recebeu recursos da ordem de R$178 mil, via Pró-Semiárido, outro projeto executado pela SDR/CAR, para a reforma da unidade de beneficiamento.

Cozinheiro Cadu Moura utiliza produtos produzido pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes).
Cozinheiro Cadu Moura utiliza produtos produzido pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes).
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116731 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.