Fatos desmentem declarações do prefeito de Xique-Xique; Reinaldo Braga perdeu compostura e demonstrou desconhecimento durante ataques ao Governo da Bahia

Nota da Fabamed esclarece situação da falta de oxigênio para operação do Hospital de Campanha de Xique-Xique.
Nota da Fabamed esclarece situação da falta de oxigênio para operação do Hospital de Campanha de Xique-Xique.

A versão do prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho (Reinaldinho), de que o Governo do Estado não teria feito a sua parte para instalar 10 leitos de UTI e enfermaria para tratamento da Covid-19 em um hospital filantrópico na cidade é contestada pelos fatos.

O Governo da Bahia informa que caberia a gestão de Reinaldo Braga montar a estrutura física do Hospital de Campanha (HC), enquanto o Poder Executivo Estadual iria disponibilizar os equipamentos, além de remunerar em R$ 1.600,00 por dia, para cada leito de UTI.

Depois das acusações infundadas do prefeito, a empresa Fabamed, entidade responsável pela operação dos leitos, emitiu nota de esclarecimento informando que depende da disponibilidade de oxigênio na região e que produto, fornecido em tanques ou cilindros, não tem estoque suficiente para o curto prazo.

Mesmo que tenha se indignado com o impasse, soltando gritos em uma emissora de rádio local, o prefeito Reinaldinho demonstrou desconhecimento ao “entender” que a disponibilização de oxigênio não teria que ser da responsabilidade do poder municipal. Antes de ser surreal, é bom lembrar que este é sim um serviço da estrutura física de qualquer unidade hospitalar e não “equipamento” como ele diz.

No final, a clara versão de quem fala o quer e ouve o que não quer, em vez da serenidade e busca do consenso. E o secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi tácito: “não se resolve nada com xingamentos, falta de educação e gritos. O Estado sempre cumpre a sua parte, e tem ajudado os municípios além de sua obrigação por que o esforço é para salvar vidas e não de se politizar um bem tão sério que é cuidar das pessoas”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]