Estudantes assumem chefia de turmas na Escola Cívico-Militar de Feira de Santana

Dez estudantes da Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro, de Feira de Santana, assumiram o cargo de chefes de turma da unidade de ensino.
Dez estudantes da Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro, de Feira de Santana, assumiram o cargo de chefes de turma da unidade de ensino.

Dez estudantes da Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro, de Feira de Santana, assumiram o cargo de chefes de turma da unidade de ensino. A cerimônia de posse, com a presença da secretária de Educação, professora Anaci Paim, e de autoridades militares aconteceu na tarde desta quarta-feira (05/05/2021), na própria escola.

O evento foi transmitido para os demais estudantes e para o corpo docente da escola pelo canal da unidade de ensino no YouTube. Durante o juramento, os alunos prometeram honrar com as atribuições conferidas a eles, entre as quais, cumprir e fazer cumprir o regimento escolar, contribuir com ações que levem ao crescimento da turma e respeitar o próximo e todos que fazem parte da comunidade escolar.

Durante a cerimônia, a secretária Anaci Paim parabenizou os estudantes e professores pela realização do evento. Ela destacou que o prefeito Colbert Martins está empenhado em apoiar todas as ações da escola cívico-militar de Feira de Santana que por sinal é a única da Bahia a integrar o programa do governo federal, lançado no ano de 2019.

A professora Anaci Paim lembrou que “o novo fazer pedagógico neste período é desafiador e exige de todos, inclusive dos alunos, criatividade, dedicação e uma articulação importante entre todos os membros das equipes escolares e especialmente com a família”, defendeu. A secretária disse que o apoio da família na rotina escolar é imprescindível para que o estudante possa se adaptar à nova metodologia não presencial.

Do Ministério da Educação, em Brasília, o diretor do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, Gilson Passos, participou do evento e falou para os alunos, familiares e professores. Ele destacou a responsabilidade que os alunos assumem quando se tornam chefes de turmas, mas sobretudo “o privilégio que eles têm, uma vez que passam a exercer a liderança e vão contribuir para o bom andamento dos trabalhos das turmas, em aspectos como horários e atividades”.

Prestigiado com a nova função, o estudante Vinícius Pires dos Reis, do 8º ano, contou que se sente mais responsável pela escolha do seu nome para o posto.

O evento contou com a participação, via internet, do coronel Júlio Cezar Pontes, coordenador para o Nordeste do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, e do coronel Freibergue Rubem do Nascimento, coordenador geral de implementação do programa.

Ao lado do diretor da Escola Quinze de Novembro, professor Marcelo Martins, os militares de Feira de Santana que atuam na unidade de ensino também prestigiaram a solenidade, atuando diretamente na orientação e condecoração dos alunos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.