Dia Internacional do Jazz celebra estilo musical que incentiva a inovação; Confira vídeo da edição 2021 do concerto internacional

Celebrações envolvem governos, sociedade civil, instituições educacionais e privadas.
Concerto Global Todas as Estrelas tem presença virtual de brasileiros Romero Lubambo e Ivan Lins. Nações Unidas realçam comemoração do gênero, aliada à liberdade, diversidade e dignidade humana. 2021 marca a décima comemoração da data.

Um único gênero musical concentra atributos como quebrar barreiras, criar oportunidades para tolerância, ser veículo de liberdade de expressão e reduzir tensões entre pessoas, grupos e comunidades.

Este 30 de abril marca o Dia Internacional do Jazz, o estilo incentivador da inovação, da improvisação, de novas formas de expressão e aberto à inclusão de novos estilos. Também se associa ao gênero jazz o diálogo entre culturas e influência em jovens.

Celebração

Os brasileiros Romero Lubambo e Ivan Lins se apresentam no Concerto Global Todas as Estrelas, que assinala a 10ª celebração da data. Para assistir, é só se registrar na página do evento que traz ainda nomes como a beninense Angelique Kidjo, o sul-africano Jonathan Butler e os americanos Dianne Reeves, John Beasley, Andra Day, Michael Douglas, Herbie Hancock e Marcus Miller.

Para o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o jazz se alia à alegria, não apenas da música, mas também da liberdade, da diversidade e da dignidade humana.

Guterres aponta que desde os seus primórdios que o jazz constrói pontes, num histórico papel na luta contra o racismo e a discriminação que continua a unir culturas em todo o mundo.

Improvisação

O secretário-geral ressalta que a ênfase igualitária na improvisação dá aos músicos a liberdade de criar como indivíduos enquanto se apresentam como parte de uma comunidade de som simbiótica.

O líder da ONU lembra que em plena pandemia, artistas e trabalhadores dependentes das artes criativas estão sofrendo. Por isso, ele considera importante restaurar sociedades vibrantes da maneira mais segura, equitativa e rápida possível.

O Dia Internacional do Jazz foi proclamado pela Assembleia Geral em 30 de novembro de 2011 para sensibilizar o público sobre as virtudes do jazz como ferramenta educacional e força de empatia, diálogo e cooperação reforçada entre as pessoas.

Em todo o mundo, as celebrações envolvem governos, sociedade civil, instituições educacionais e privadas que promovem as hashtags #JazzDay e #JazzDay10.

As Nações Unidas destacam ainda a oportunidade de se valorizar mais esse estilo musical pelo fato de contribuir para construir sociedades mais inclusivas.

*Com informações da ONU News.

Confira vídeo

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115056 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.