Deputado Carlos Geilson visita sul da Bahia e discute melhorias em comunidades rurais de Itacaré e Aurelino Leal

Deputado Carlos Geilson ao lado de membros das comunidades rurais de Itacaré e Aurelino Leal.
Deputado Carlos Geilson ao lado de membros das comunidades rurais de Itacaré e Aurelino Leal.

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) visitou, neste final de semana, os municípios de Itacaré e Aurelino Leal, no sul da Bahia. O principal objetivo da visita foi conhecer de perto as necessidades de comunidades rurais dos dois municípios. A visita foi acompanhada de Daniel Gonçalves, líder comunitário.

Em Itacaré, Geilson conheceu a estrutura de assentamentos e quilombos, onde vivem dezenas de famílias. No assentamento Paraíso, em Itacaré, o deputado ouviu lideranças, a exemplo da professora Luciana Alves. Nesse assentamento vivem 32 famílias, que sobrevivem da agricultura e enfrentam muitas dificuldades.

No distrito de Taboquinhas, o deputado conversou com a comunidade a respeito do “Movimento Pró Taboquinhas”, que luta pela emancipação do local. O distrito pertence ao município de Itaracé.

Outra reivindicação de membros do Movimento, a exemplo de Everaldo Matos, diz respeito a promessa do Governo do Estado de pavimentar o trecho da BA-654, que liga o distrito de Taboquinhas ao município de Ubaitaba. São cerca de 26 quilômetros, em péssimas condições, causando transtorno à população e dificuldade no escoamento da produção local.

Empenho

A Associação dos Produtores Rurais da Serra da Jacutinga também recebeu a visita do deputado Carlos Geilson. Durante a visita, o vice-presidente da entidade, Valdeir Silva dos Santos, falou das dificuldades enfrentadas pela associação, dentre elas a péssima condição das estradas da zona rural de Itacaré.

O local também convive com a falta d´água (não tem água encanada) e com a necessidade de energia elétrica em alguns pontos da região. No local, Geilson se comprometeu em buscar soluções para a comunidade.

Em Itaracé, Geilson visitou um quilombo urbano, único em toda região. Na comunidade denominada de Porto de Trás, ele esteve na sede do Associação Cultural Tribo do Porto, fechada há 3 anos. Por falta de apoio, o local deixou de atender cerca de 600 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A associação é dirigida por Dida Sá.

Já no município de Aurelino Leal o deputado Carlos Geilson conheceu o assentamento Vale da Jacutinha, na fazenda Safira. O local foi criado em 2008 e conta com cerca de 20 famílias. Segundo a responsável pelo local, Ana Paula Santos, entre outras necessidades, estaria a pavimentação da estrada que liga o distrito de Taboquinhas, em Itaracé, ao município de Aurelino Leal.

O deputado Carlos Geilson prometeu encaminhar todas as demandas extraídas das comunidades, buscando o fortalecimento dos assentamentos e quilombos, garantindo geração de renda e qualidade de vida das pessoas.

Também foram visitados os povoados de Rua de Palha e Mata Velha, ambos em Itacaré.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111062 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]