Delegado da Polícia Civil Ricardo Esteves Brito Costa recebe punição administrativa com 90 dias de suspensão das funções; Caso é referente a atuação em Feira de Santana

Publicação no Diário Oficial determina que o delegado da Polícia Civil Ricardo Esteves Brito Costa fique suspenso por 90 dias das atividades.
Publicação no Diário Oficial determina que o delegado da Polícia Civil Ricardo Esteves Brito Costa fique suspenso por 90 dias das atividades.

A Portaria nº 143, de 24 de maio de 2021, assinada por Ricardo Mandarino, secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP), determinou a pena administrativa de suspensão das atividades profissionais por 90 dias do delegado da Polícia Civil Ricardo Esteves Brito Costa, matricula n° 20.442.213.

Conforme processo administrativo disciplinar n° 5654170077065, no período de 17 de fevereiro de 2014 a 13 de novembro de 2017, o policial reteve irregularmente quantia em espécie, objeto de apreensão nos autos do inquérito policial nº 107/2014, que tramitava na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana. Na época do fato, Ricardo Esteve era o coordenador regional da Polícia do Interior, lotado na 1ª COORPIN de Feira de Santana.

O montante que foi entregue apenas para guarda excepcional e temporária à Ricardo Costa, tendo o respectivo depósito judicial sido feito mais de 3 anos depois, o que denota desorganização administrativa. Não sendo observado por ele, desta forma, os deveres previstos nos incisos I. IIIII do art. 175 da Lei Estadual n° 6.677/94 e violado o inciso XXVIII do art. 90 da Lei Estadual n° 11.370/2009, diz a portaria assinada por Ricardo Mandarino.

Segundo fonte do Jornal Grande Bahia (JGB), dois pareceres, o da Comissão de Sindicância e o da Procuradoria Geral do Estado (PGE), pugnaram pela demissão do servidor.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112874 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]