Delegação de Portugal é recebida por membros do Governo Rui Costa

Vice-governador João Leão recebe delegação formada por empresários e representantes do Governo de Portugal.
Vice-governador João Leão recebe delegação formada por empresários e representantes do Governo de Portugal.

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, recebeu nessa quarta-feira (26/05/2021), uma delegação do Governo de Portugal. Na pauta, foram discutidos investimentos portugueses na Bahia, fortalecimento da cooperação técnica e internacional entre o país europeu e o governo baiano, projetos de turismo e de infraestrutura hídrica. Os secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nelson Leal, Turismo (Setur), Maurício Bacelar, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes, acompanharam a reunião, que também contou com a presença de Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).

“A parceria com Portugal é antiga. Já temos termo de cooperação técnica para um programa de requalificação de Centros Antigos, que tem avançado muito. Nesta reunião, apresentamos o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano, que será a nova fronteira agrícola e industrializada do Estado. Falamos ainda de um projeto hídrico que a SIHS está desenvolvendo”, declara Leão.

Um documento elaborado pela SIHS, sobre as oportunidades de investimentos e parcerias público-privada no setor de saneamento na Bahia foi apresentado à comitiva portuguesa. “Essa é uma alternativa para a universalização e operação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que envolvem a realização das atividades relacionadas à gestão comercial e a prestação desses serviços em nosso estado”, destaca o secretário Góes.

A delegação portuguesa foi composta pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, o cônsul Geral, Jorge Fonseca, a assessora do Secretário de Estado, Catarina Dias, a conselheira Política, Isabel Pestana, e o diretor da Agência Portuguesa de Investimento, Francisco Costa. O empresário português José Coimeiro, sócio da Euroeste, empreendimento agropecuário em implantação no município de Barra, também esteve no encontro.

Em relação à parceria para desenvolvimento do setor turístico, o destaque foi o programa Revive, desenvolvido em conjunto com o governo português para a recuperação de prédios que compõem o conjunto arquitetônico do estado. “Desempenhando o papel de embaixador da Bahia, o vice-governador João Leão intermediou uma conversa bastante produtiva, que poderá gerar investimentos no setor turístico baiano”, diz Bacelar.

“Nesta importante reunião com representantes do governo português, apresentamos diversos segmentos econômicos da Bahia e reforçamos o interesse do governador Rui Costa em firmar parcerias com outros países. Temos como exemplo nosso ótimo relacionamento com o governo chinês no tocante do projeto da ponte Salvador-Itaparica e do VLT do Subúrbio. Portugal é um parceiro da Bahia e nosso objetivo é ampliar ainda mais nossas relações econômicas”, afirma Nelson Leal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112764 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]