Salvador: Exposição ‘Imagens da Ancestralidade em Tramas da Pele’ compõe programação do projeto ‘Emaranhadas’

Exposição 'Imagens da Ancestralidade em Tramas da Pele'.
Exposição 'Imagens da Ancestralidade em Tramas da Pele'.

A partir da sua história de vida pessoal, a artista Aislane Nobre compôs a exposição Imagens da Ancestralidade em Tramas da Pele, em que reúne um conjunto de ações que conduziram os resultados artísticos alcançados durante sua formação em artes visuais. Na mostra, que o público do projeto ‘Emaranhadas’ Casa Rosada ConVida poderá conferir nos dias 28 e 30 de abril de 2021, a partir das 18 horas, pelo canal do Youtube da Casa Rosada, as peças foram criadas e apresentadas com base nas conjecturas (sugestão: trocar a palavra conjecturas pela palavra relações) de Aislane e dos seus ancestrais.

“Meu trabalho e minha vida são uma coisa só e acabam trazendo à tona as reflexões que faço, sobretudo dentro do ambiente familiar. Não me vejo fazendo uma arte que não relacione as minhas problemáticas, o que vivo e sinto”, explica a artista.

Um dos pontos de análise da exposição é o fato dela buscar interpretar a vida e sua presença num corpo protegido por uma pele em estado de mutação e reconhecimento dos valores intrínsecos à sua história. Sobre este aspecto, Aislane destaca que, quando pensamos em ancestralidade, o principal registro é a cor.

“Um dos marcadores de racialização do corpo negro é a cor da pele e ela marca o fator ancestral, principalmente entre os negros retintos. Esse processo de reconhecimento, afirmação e fortalecimento se dá a partir do tom da pele, que é uma resistência”, pontua.

O Projeto Emaranhadas

Casa Rosada ConVida é uma realização da Casa Rosada, contemplado pelo edital pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira a programação

(27/04) Espetáculo de dança “Branda”, com Talita Melo, Meirejane Lima e Larissa Vitória

(28/04) Exposição “Imagens da ancestralidade em tramas da pele”, da artista plástica Aislane Nobre

(29/09) Pocket show intimista da Jann Souza

(30/04) Apresentação única com as três artistas emaranhadas

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109844 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]