O projeto ‘Agora os netos vão sambar! ’ lança clipe e documentário sobre samba de Cabaceiras do Paraguaçu

Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu.
Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu.

O projeto ‘Agora os netos vão sambar! ’ lança neste sábado (10/04/2021), às 19 horas, o clipe ‘O Samba Não Pode Parar!’ E exibe o documentário ‘Nossas Mestras e Nossos Mestres’ no canal do Youtube Raízes do Paraguaçu, onde o público poderá assistir à produção por 5 dias. A proposta é preservar a memória do samba de roda através das vivências entre os mestres e mestras da Cultura Popular com as crianças e jovens da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. O registro dessas histórias em audiovisual visa respeitar todos os protocolos de segurança do estado e município, unindo gerações de pessoas negras para discutir, preservar e vivenciar sua cultura.

Segundo os idealizadores do projeto, a preservação da cultura negra perpassa pela forma como ela atinge as futuras gerações e, “incutir nelas o amor que os mais velhos possuem por seus saberes e fazeres, é fundante para perpetuação da prática cultural.” A ideia é aproximar crianças e jovens das mestras e mestres para ouvir, aprender e despertar sobre a importância de alimentar a cultura da cidade, reconhecendo e valorizando aqueles que vieram antes, através de vivências realizadas entre fevereiro e março.

Projeto ‘Agora os netos vão sambar! ’

A iniciativa tem como objetivo registrar essa experiência e manter vivas essas histórias, construindo um material referencial para se compreender a história e cultura local. O projeto busca ainda visibilizar mestres e mestras negros que, por ora, ainda são invisíveis quanto a sua trajetória de vida e resistência. Por isso, o minidocumentário Nossas Mestras e Nossos Mestres, produzido pela Souz Empreendimentos e o Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu, cumpre o papel de, cada vez mais, partilhar narrativas e torná-las perenes aos mais novos.

De acordo com Naiane Araújo, “mobilizar crianças, adolescentes e jovens a se inspirar nos mais velhos, é reafirmar que o povo negro pulsa vida e resistência”, afirma a intrutora do Samba de Roda Mirim Raizes do Paraguaçu. Para valorizar o trabalho realizado e estimular a autoestima das crianças e jovens, acontece o lançamento do clipe da música “O Samba Não Pode Parar!”, composta por Naiane Araújo e Priscila Sales, que busca convocar essas crianças e jovens a se ver como co-responsáveis pela continuidade da nossa cultura, a cultura do povo negro.

O Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu é um grupo que nasce para trabalhar com a preservação do samba de roda por meio das crianças e adolescentes. Atualmente, conta com 45 membros e tem atuado diretamente para fortalecer e manter a cultura negra viva da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.

Cena do clipe ‘O Samba Não Pode Parar!’.
Cena do clipe ‘O Samba Não Pode Parar!’.
Cena do documentário ‘Nossas Mestras e Nossos Mestres'.
Cena do documentário ‘Nossas Mestras e Nossos Mestres’.

Confira vídeo

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.