Historiadora lança livro ‘As comemorações do Primeiro de Maio em Salvador na Primeira República’; Evento ocorre no drive-thru solidário no campus da UEFS

Capa do livro 'As comemorações do Primeiro de Maio em Salvador na Primeira República'.
Capa do livro 'As comemorações do Primeiro de Maio em Salvador na Primeira República'.

Ocorre nesta sexta-feira (30/04/2021), das 9 às 12 horas no pórtico da Universidade Estadual de Feira de Santana, o lançamento do livro ‘As comemorações do Primeiro de Maio em Salvador na Primeira República’, da historiadora e servidora técnica universitária Daiana dos Santos Alcântara durante um drive thru solidário organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (SINTEST-BA).

A obra narra as comemorações de uma classe trabalhadora constituída de homens e mulheres negras em meio a um país que vivia sob os escombros do escravismo recém decaído. A data registra um rompimento de barreiras, ganhando, inclusive, um alcance mundial, uma vez que está intimamente ligada à luta pela jornada fixa de oito horas de trabalho diário. Percorrendo o período que vai de 1890, ano em que foi realizada pela primeira vez a comemoração internacional do Primeiro de Maio, até 1930, o livro revela que a data, carregada de simbolismos, reunia diversos sentidos na mesma comemoração – luto e luta, festa e protesto, missa e desfile, greve e baile – todos entendidos como formas de construção da identidade do rito, complementando o sentido da comemoração do Primeiro de Maio, um momento, sobretudo, de reflexão sobre a situação vivenciada pelos trabalhadores baianos, bem como de reafirmação de união na luta por direitos e expressão de consciência de classe.

“O trabalhador da atualidade, vivenciando uma realidade marcada por constantes ataques, fake news e desinformações, precisa conhecer sua história e compreender que as conquistas e direitos, por hora ainda usufruídos, provieram de anos de sofrimento, combates e muita persistência na luta coletiva, sendo essa a proposta do livro”, destaca a autora.

Os exemplares podem ser adquiridos por R$ 40,00 e um quilo de alimento não-perecível para o drive thru solidário que o SINTEST-BA estará realizando arrecadando em celebração ao Dia do Trabalhador alimentos não-perecíveis, roupas e agasalhos para doação às famílias carentes dos bairros circunvizinhos à Uefs.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]