Feira de Santana: Roça Sound lança EP com participações de Jessica Caitano, Keila, Mis Ivy e Paula Sanffer

Capa do EP 'Roça Sound com Elas'.
Capa do EP 'Roça Sound com Elas'.

Faz um ano que o Brasil foi de fato atingido pela Covid-19, a sensação ainda é de desesperança, principalmente para quem trabalha com cultura. O grupo Roça Sound, resolveu mudar os ânimos com o novo EP Roça Sound com Elas, que conta com as participações de Jéssica Caitano (PE), Keila Gentil (AM), Mis Ivy (SP) e Paula Sanffer (BA) para botar todo mundo para dançar em casa. Tudo em parceria com o selo feirense Banana Atômica.

Conhecidos pela mescla das culturas nordestinas e afro-americanas através de elementos do rap, ska e reggae, dentre outras influências de origem negra e periférica, o grupo usa o sound system na construção de suas músicas. Para este EP o Roça Sound se conectou com os sons de periferias pelo Brasil e se adaptou aos estilos das artistas convidadas. O Roça faz uma união entre os estados celebrando os ritmos de cada periferia escolhida.

Em “Na Roça Tá Chovendo” em parceria com Jessica Caitano, o Roça apresenta música dançante inspirada no repente e no coco elétrico. Na parceria com Keila Gentil, ex-vocalista da Gang do Eletro, “Queima Bem” o brega funk e o tecnobrega ganham ênfase na letra que destaca a ponte entre a Bahia, estado natal do Roça e o Pará, estado em que Keila é radicada.

Com “SambaRaggaReggae” há uma parceria com a notória cantora de Ragga Murfin, Mis Ivy, e o nome da própria música já entrega o que vem por aí. Com a feirense Paula Sanffer, hoje vocalista da Timbalada e que ficou conhecida após sua passagem pelo programa The Voice Brasil em 2015, temos uma mistura com rap, axé music e Bahia Bass, na música “O Baratineiro”. A letra trata daquela pessoa que diz que vai fazer, promete, mas “fala, fala, fala” e no final, não faz nada.

“A ideia desse EP é conexão. É o que acreditamos e sempre fizemos! Trazer essas mulheres pro nosso público, conhecer e ir até o público dessas pessoas, conectar periferias, costumes, gírias, vivências, ritmos… A construção desse EP também aconteceu de modo muito natural, foi fluindo.  Só nos atentamos que tínhamos praticamente um EP pronto, quando me vi com 3 músicas em mãos com as vozes delas. Foi daí que partiu a ideia da produção. Mas isso é o resultado de conversas de camarim, de conexões entre um encontro e outro. Conhecemos elas em apresentações, ficamos fãs e o convite para uma parceria foi acontecendo – com elas o com mais alguns outros artistas que nos identificamos. Temos sempre a sensação de que um bate papo, uma conversa do passado, pode virar um trabalho no presente”, conta o MC Nick Amaro.

Amaro é o responsável pela criação do grupo em 2007 junto com o MC Paulo Balla. Hoje completam o time o DJ Bomani e o dançarino Ed Murphy. O grupo acumula os lançamentos do EP “Você Guenta Quantos Rounds?” (2015) e o disco “Tabaréu Moderno” (2018).

Capa do EP com arte de Márcio Button (Afrocollagem) e designer de Don Guto. Imagem: Divulgação

O EP Roça Sound com Elas tem quatro faixas e foi gravado no Crossover Estúdio, tem produção musical de Nick Amaro e o DJ Lerry, mixagem e masterização por André T, arte da capa de Márcio Button (Afrocollagem) e colagem de Don Guto e produção de Peg’a Visão e sai pelo selo Banana Atômica.

O projeto tem o apoio cultural do Peg’a Visão e Banana Atômica e o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Banana Atômica

Nascido em janeiro de 2019, o Banana Atômica é um selo e por vezes produtora sediada em Feira de Santana (BA) e encabeçada por Joilson Santos. Joilson já tem mais de dez anos de carreira e é um importante produtor na cidade, sendo o criador do festival Feira Noise, além de shows e eventos que movimentam a cena no local.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.