Deputado Zé Neto diz que rede de saúde de Feira de Santana está em colapso há mais de 40 dias; Político propõe criação de Comitê de Crise destinado a contenção da pandemia

Deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT) propõe diálogo com o Governo Colbert Martins, objetivando superar crise pandêmica.
Deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT) propõe diálogo com o Governo Colbert Martins, objetivando superar crise pandêmica.

Preocupado com a alta taxa de mortes por Covid-19 em Feira de Santana, o deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT-BA) voltou a defender, em caráter de urgência, a criação de um Comitê de Crise para enfrentar o colapso que a rede de saúde vive há mais de 40 dias.

“Apesar de todo o esforço do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas em ampliar, nos últimos dias, o atendimento à Covid-19 no Hospital Clériston Andrade, com mais 10 leitos de UTI e 30 leitos clínicos que, ao serem abertos já enfrentam fila de espera, e da população fazer a sua parte, é necessário que o município crie um Comitê de Crise com representações da sociedade e dos Poderes Públicos para combater esse colapso na saúde municipal que persiste há mais de 40 dias. Sobretudo, se levarmos em consideração o crescimento de 9,1% entre 2019 e o final de 2020 (subiu de 4,2% para 13,3) do número de mortes na cidade, que também registrou um aumento de 11% dos óbitos em casa no mesmo período e grande parte deles ocasionados por falta de atendimento especializado. Muitos por insuficiência respiratória que, somados ao significativo número de transferências de pacientes de Feira para a rede hospitalar de Salvador, mostra que essas mortes por Covid-19 podem ser maiores do que os registros oficiais”, alertou.

Durante esse “cenário de guerra”, a população, segundo Zé Neto, deve respeitar o lockdown e evitar aglomerações, principalmente neste feriado  da Semana Santa. “Que possamos compreender a necessidade do distanciamento social e não confundir esse momento enfrentamento ao novo coronavírus com um final de semana prolongado. A Covid-19 está matando mais e em todas as faixas etárias, especialmente entre jovens e pessoas sem comorbidades”, afirma o deputado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]