Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de abril de 2021

A Chef de cozinha Tereza Paim, já está na lista da reabertura da Confraria dos Gastrônomos.
A Chef de cozinha Tereza Paim, já está na lista da reabertura da Confraria dos Gastrônomos.

Capitão em Berimbau

O Capitão Bolsonaro esteve na região de Feira de Santana, onde veio inaugurar obra incompleta no município conhecido como Berimbau. Na oportunidade disparou ataques contra jornalistas e repetiu que os governadores estão “esticando a corda” e ameaçou novamente usar as forças armadas. Aproveitou, é claro, para passar no 35 BI onde almoçou e tirou fotos. Na oportunidade fez elogios aos políticos presentes, dentre o prefeito Colbert Filho, seu ex-colega na Câmara dos Deputados. A chamada grande mídia não fez nenhum registro sobre a passagem de Bolsonaro na Bahia.

Impacto

O ano de 2020 foi marcado pelo impacto da COVID-19 nas atividades das universidades. O principal deles foi a adaptação ao Ensino Remoto Emergencial, tendo em vista a impossibilidade de realização de atividades presenciais em condições seguras para a comunidade universitária. A pesquisa científica também tem sido afetada nos últimos anos pelo desmonte do sistema nacional de ciência e tecnologia. E a pós-graduação tem vivido um clima de incertezas, corte de bolsas de mestrado e doutorado, e redução do financiamento pela Capes.

Em meio aos desafios impostos pelo cenário adverso da pandemia, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) comemora o fato de se destacar em qualidade de ensino superior do país, mantendo o conceito 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador divulgado pelo MEC na última semana. O IGC tem como nota máxima o conceito 5, obtido apenas por 46 instituições, das 2.070 avaliadas.

O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, considera que “os indicadores de avaliação demonstram a consolidação do ensino de qualidade na Uefs, fruto do trabalho de toda a comunidade universitária”.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia os cursos de graduação e é calculado com base na avaliação de desempenho dos estudantes; avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Repúdio

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma Moção de Repúdio ao presidente Jair Bolsonaro e de Solidariedade a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, e a imprensa baiana, atacadas pelo presidente em evento da presidência da República em Feira de Santana, na segunda-feira passada. Bolsonaro se irritou quando foi questionado pela repórter sobre a publicação de uma foto em suas redes sociais, na última sexta-feira (22), em Manaus, com um cartaz que simula um CPF, com a palavra “Cancelado” destacada. Com quase 400 mil mortes pelo Coronavírus e pela omissão do Governo Federal no combate a Pandemia, a atitude do presidente foi bastante criticada nas redes sociais.

Falta

Pela quarta vez no mês, falta vacina contra Covid para aplicação da primeira dose em idosos e para retornar a vacinação, Feira de Santana depende de uma nova remessa ainda que será enviada pelo Governo Federal, sem previsão de chegada. O município recebeu, na última sexta-feira (23), 4 mil doses do imunizante para vacinar o público desta faixa etária. Somente no sábado, 24, 3.620 idosos – com 60 anos ou mais – foram vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e as doses que sobraram já estão sendo aplicadas hoje. Entretanto, a quantidade de vacinas para aplicação da segunda dose em idosos está garantida. Para melhorar o fluxo do atendimento e, assim, evitar aglomeração, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a aplicação segue a data de nascimento.

O reitor da Unifan professor Jodilton Souza, alcançando um grande tento através do ensino internacional canadense.
O reitor da Unifan professor Jodilton Souza, alcançando um grande tento através do ensino internacional canadense.
Sobre Antonio José Larangeira 3068 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]