Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de abril de 2021

A Chef de cozinha Tereza Paim, já está na lista da reabertura da Confraria dos Gastrônomos.
A Chef de cozinha Tereza Paim, já está na lista da reabertura da Confraria dos Gastrônomos.

Capitão em Berimbau

O Capitão Bolsonaro esteve na região de Feira de Santana, onde veio inaugurar obra incompleta no município conhecido como Berimbau. Na oportunidade disparou ataques contra jornalistas e repetiu que os governadores estão “esticando a corda” e ameaçou novamente usar as forças armadas. Aproveitou, é claro, para passar no 35 BI onde almoçou e tirou fotos. Na oportunidade fez elogios aos políticos presentes, dentre o prefeito Colbert Filho, seu ex-colega na Câmara dos Deputados. A chamada grande mídia não fez nenhum registro sobre a passagem de Bolsonaro na Bahia.

Impacto

O ano de 2020 foi marcado pelo impacto da COVID-19 nas atividades das universidades. O principal deles foi a adaptação ao Ensino Remoto Emergencial, tendo em vista a impossibilidade de realização de atividades presenciais em condições seguras para a comunidade universitária. A pesquisa científica também tem sido afetada nos últimos anos pelo desmonte do sistema nacional de ciência e tecnologia. E a pós-graduação tem vivido um clima de incertezas, corte de bolsas de mestrado e doutorado, e redução do financiamento pela Capes.

Em meio aos desafios impostos pelo cenário adverso da pandemia, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) comemora o fato de se destacar em qualidade de ensino superior do país, mantendo o conceito 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador divulgado pelo MEC na última semana. O IGC tem como nota máxima o conceito 5, obtido apenas por 46 instituições, das 2.070 avaliadas.

O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, considera que “os indicadores de avaliação demonstram a consolidação do ensino de qualidade na Uefs, fruto do trabalho de toda a comunidade universitária”.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia os cursos de graduação e é calculado com base na avaliação de desempenho dos estudantes; avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Repúdio

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma Moção de Repúdio ao presidente Jair Bolsonaro e de Solidariedade a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, e a imprensa baiana, atacadas pelo presidente em evento da presidência da República em Feira de Santana, na segunda-feira passada. Bolsonaro se irritou quando foi questionado pela repórter sobre a publicação de uma foto em suas redes sociais, na última sexta-feira (22), em Manaus, com um cartaz que simula um CPF, com a palavra “Cancelado” destacada. Com quase 400 mil mortes pelo Coronavírus e pela omissão do Governo Federal no combate a Pandemia, a atitude do presidente foi bastante criticada nas redes sociais.

Falta

Pela quarta vez no mês, falta vacina contra Covid para aplicação da primeira dose em idosos e para retornar a vacinação, Feira de Santana depende de uma nova remessa ainda que será enviada pelo Governo Federal, sem previsão de chegada. O município recebeu, na última sexta-feira (23), 4 mil doses do imunizante para vacinar o público desta faixa etária. Somente no sábado, 24, 3.620 idosos – com 60 anos ou mais – foram vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e as doses que sobraram já estão sendo aplicadas hoje. Entretanto, a quantidade de vacinas para aplicação da segunda dose em idosos está garantida. Para melhorar o fluxo do atendimento e, assim, evitar aglomeração, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a aplicação segue a data de nascimento.

O reitor da Unifan professor Jodilton Souza, alcançando um grande tento através do ensino internacional canadense.
O reitor da Unifan professor Jodilton Souza, alcançando um grande tento através do ensino internacional canadense.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3213 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.