Apoio social e econômico deve ir até fim da pandemia, defende FMI

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, a política fiscal deve permanecer flexível e apoiar os sistemas de saúde, famílias, empresas e a recuperação econômica até que a pandemia seja controlada globalmente.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional, a política fiscal deve permanecer flexível e apoiar os sistemas de saúde, famílias, empresas e a recuperação econômica até que a pandemia seja controlada globalmente.

Enquanto o governo Bolsonaro reduz o valor do auxílio emergencial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu nesta quarta-feira (07/04/2021), a continuidade do apoio aos sistemas de saúde, às famílias, às empresas e à recuperação econômica até que a pandemia seja controlada globalmente.

A instituição também advertiu que o fim prematuro de auxílios emergenciais e medidas de apoio fiscal pode retardar a recuperação da economia global – no caso do Brasil, as micro e pequenas empresas continuam com dificuldades ou sem acesso aos créditos para sobreviverem.

A posição do FMI consta do relatório “Monitor Fiscal – Uma dose justa“, divulgado nesta quarta-feira. No documento, o Fundo Monetário Internacional também destaca a necessidade de um programa de imunização amplo e de medidas para reduzir as desigualdades.

Para o Fundo, é decisivo assegurar acesso a vacinas seguras e eficazes para todos, começando com os trabalhadores da linha de frente e aqueles em grupos de alto risco, independentemente das fronteiras nacionais.

“As prioridades da política fiscal incluem apoio contínuo conforme necessário, enquanto a vacinação prossegue e a recuperação se fortalece”, diz o Fundo no relatório, destacando a necessidade da vacinação global.

“Cooperação global, incluindo suporte financeiro para o Covax (consórcio global de vacinas dirigido pela Organização Mundial da Saúde), é necessário para fornecer suprimentos para países com atrasos nos esforços de vacinação. ”

*Com informações da Agência PT Notícias.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108211 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]