Zenildo Brandão toma posse na UPB e define vacina e INSS como prioridades dos municípios da Bahia; Cerimônia remota contou com a participação do governador Rui Costa, de senadores e deputados

Zenildo Brandão (Zé Cocá) assume presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Zenildo Brandão (Zé Cocá) assume presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Tomou posse na manhã desta quarta-feira (10/03/2021) o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão, conhecido como Zé Cocá. Ele é Prefeito de Jequié, no território do Vale do Jiquiriça e, no cargo, substitui o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Também assumem o mandato para o biênio 2021-2022 a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade, conduzidos por aclamação, uma vez que o pleito contou com uma única chapa. Por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia de posse foi virtual, com a participação remota dos prefeitos, senadores, deputados e do governador da Bahia, Rui Costa.

No discurso de posse, Zé Cocá destacou as dificuldades vividas pelos municípios baianos e elencou como prioridades do movimento municipalista da Bahia a busca pela vacina e uma solução para o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. Segundo ele, em meio à crise atual, as prefeituras baianas estão tendo os recursos sequestrados para o pagamento da dívida que rola há décadas. “Os municípios de pequeno porte têm vivido um grande problema com o parcelamento do INSS. Muitos estão com o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] zerado. Se não houver um parcelamento urgente, de 240 meses, os municípios vão quebrar, independente de auxílio”, apontou o gestor.

O novo presidente da UPB também afirmou que reunirá os consórcios públicos da Bahia para discutir a compra da vacina contra o coronavírus. “Nossa maior luta agora será a busca da vacina”, disse ao ressaltar que fará o diálogo com o governador Rui Costa para buscar a imunização da população baiana. Zé Cocá citou ainda a necessidade da aprovação do aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o apoio financeiro para recomposição de perdas orçamentárias.

Como líder municipalista, Zé Cocá ressaltou que 70% dos municípios baianos são de pequeno porte e precisam de apoio. Ele se dirigiu ao governador Rui Costa, a quem disse que quer firmar uma parceria para ajudar as prefeituras com projetos de engenharia. Também falou à Assembleia Legislativa, na figura do presidente Adolfo Menezes, que contará com apoio dos deputados estaduais para defender o repasse dos royalties do petróleo do estado aos municípios. “Vou trabalhar de manhã, de tarde e de noite. Junto com nossos líderes políticos vamos construir uma Bahia mais forte”.

Por fim, o prefeito de Jequié agradeceu a confiança dos prefeitos e pregou a unidade do movimento. “Esse ato faz parte de um momento altamente democrático”, reforçou, saudando a articulação para a composição de uma chapa única, com representação pluripartidária e de prefeitos das diversas regiões do estado.

Eures se despede: “dever cumprido”

Ainda na solenidade, após um vídeo com as diversas ações da UPB nos últimos quatro anos, o agora ex-presidente da casa, Eures Ribeiro, falou aos prefeitos da honra de presidir a entidade por duas gestões. Ele disse se despedir com a sensação de “dever cumprido”. “Fico muito feliz de estar passando a presidência da UPB para Zé Cocá, um grande municipalista, preparado. Demos nossa colaboração nesses quatro anos, foram muitas conquistas, mas precisamos avançar mais. O conselho que deixo, Zé, é união, deixar as divergências de lado e se unir porque será um ano muito difícil”.

Ao se despedir, Eures Ribeiro agradeceu a parceria do Governador Rui Costa e dos deputados e senadores baianos. Ele destacou a importância do profissionalismo dos funcionários da UPB para manter a entidade forte e citou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) como grande aliada da luta municipalista nacional. “A luta em prol dos municípios da Bahia continua viva e será cada vez mais forte”.

Autoridades destacam a força dos prefeitos

O governador Rui Costa parabenizou Eures Ribeiro pela gestão ao dizer que teria um futuro brilhante pela frente. Rui também acrescentou que Zé Cocá terá “grandes desafios pela frente” e poderá contar com seu apoio. “Eu me coloco ao lado da UPB, ao lado dos prefeitos e prefeitas, para superarmos as dificuldades”, disse. Rui acrescentou que tem feito um alinhamento com os prefeitos para o combate à Covid. “Sou adepto da tese de quem sabe onde estar a goteira é quem está debaixo do telhado, por isso queremos dialogar com prefeitos e prefeitos e ser solidário, porque o ano de 2021 será um ano pior do que foi 2020. Mais do que nunca precisamos dos governadores e dos prefeitos do Brasil porque o Brasil está à deriva”.

Já o vice-governador João Leão, destacou a trajetória política de Zé Cocá “tem gente que nasce com uma estrela na testa”. Segundo ele, Jequié já deu grandes nomes à Bahia e lembrou o ex-governador Lomanto Jr. e a primeira-dama do estado, Aline Peixoto, ambos filhos da Cidade Sol. João Leão citou ainda a Diretoria da UPB, ao saudar o tesoureiro Marcão Cardoso, prefeito de Santana. Ao final, ele deixou uma mensagem aos gestores baianos. “Fico muito feliz de dizer que eu fui prefeito e ser prefeito é uma dádiva de Deus. Vocês todos são escolhidos dele e estão aí para melhorar a vida do povo dos seus municípios”.

Ao citar os prefeitos como “os verdadeiros heróis da política” por serem a autoridade do executivo mais próxima da população, o senador Jaques Wagner saudou os prefeitos. Ele fez questão de parabenizar a postura dos prefeitos na eleição da UPB. “Souberam deixar a vaidade pessoal em segundo plano e colocaram a UPB em primeiro lugar. Quem destacou também a unidade da chapa aclamada foi o senador Otto Alencar. “Todos estavam a altura do cargo, mas Zé Cocá ganha com a unanimidade e tem o compromisso maior ainda de trabalhar por essa unanimidade”. O senador destacou a competência do ex-presidente da UPB, Eures Ribeiro, a quem disse ser bem próximo e saudou a nova diretoria na pessoa do prefeito Quinho, de Belo Campo, novo vice-presidente da entidade.

Otto Alencar citou a busca pela vacina para o coronavírus e disse que a principal bandeira municipalista do momento deve ser também o parcelamento do INSS. “Essa deve ser uma luta de todos nós porque atinge todos os municípios do Brasil. Vai ficar inviável administrar com uma situação dessa”. No mesmo entendimento o senador Angelo Coronel informou ter protocolado hoje um projeto de lei para o parcelamento do INSS patronal dos municípios em 240 meses. Coronel também destacou que “Eures marca história na política da Bahia” e que Zé Cocá, com sua trajetória, “veio pra ficar na vida pública”.

O presidente da bancada baiana na Câmara dos Deputados, Marcelo Nilo, falou do momento em que vive o Brasil e desejou sorte a Zé Cocá. “Você é um predestinado e tem no sangue a marca da luta. Pode contar com a bancada da Bahia”. Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes,  lamentou que “ser prefeito é uma tarefa de sacrifício na Bahia e no Brasil, ainda mais no momento em que vivemos. Zé Cocá, conte com a casa do povo, com a nossa assembleia, sabemos que não será fácil e vamos trabalhar pelos municípios da Bahia forte”, reforçou.

O prefeito da capital, Bruno Reis, também saudou o antigo e novo presidente. “A cidade de Salvador lhe agradece , Eures, por defender um municipalismo forte. Como ente da federação somos os que temos maiores atribuições e cada vez mais temos limitações financeiras”. A nova diretoria, Reis classificou como representativa, que contempla todas as siglas partidárias, as regiões da Bahia e as mulheres. “Quero lhe desejar boa sorte, Zé Cocá, já lhe disse na conversa que tivemos que você é um cara de coragem, que aceitou esse desafio, diante de tudo que estamos passando. É bom que você conhece a realidade dos pequenos e grandes municípios da Bahia”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]