Secretário estadual Walter Pinheiro participa da reunião do Conselho de Administração do Consorcio Nordeste

O encontro teve como pauta principal o convênio celebrado entre o Consórcio Nordeste e o Banco Regional de Brasília com foco em projetos integradores, explicou Walter Pinheiro.
O encontro teve como pauta principal o convênio celebrado entre o Consórcio Nordeste e o Banco Regional de Brasília com foco em projetos integradores, explicou Walter Pinheiro.

O secretário estadual do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, participou, nesta sexta-feira (26/03/2021), de uma reunião do Conselho de Administração do Consórcio Nordeste, junto com outros secretários de Fazenda e de Planejamento dos governos estaduais que integram a entidade. O encontro, que ocorreu no formato virtual, teve como pauta principal o convênio celebrado entre o Consórcio Nordeste e o Banco Regional de Brasília (BRB) cujos representantes apresentaram os principais termos e perspectivas da parceria que foi firmada em 27 de outubro de 2020.

“O Consórcio Nordeste está atuando firme na consolidação de políticas públicas e iniciativas que visam fortalecer a região. Portanto esta parceria com o BRB busca, justamente, desenvolver uma plataforma de investimentos que permita o financiamento de projetos estruturantes e integradores para o desenvolvimento econômico da nossa região, a partir da captação de recursos nacionais e internacionais”, ressalta Pinheiro.

Estão contemplados neste Convênio os seguintes eixos de trabalho: desenvolvimento de novas formas de financiamento, usando inclusive o mercado de capitais, e da estruturação de garantias; nova a abordagem à realização de operações e disponibilização de produtos financeiros tradicionais; além do compartilhamento acelerado de conhecimento.

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Consórcio é uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança. Dentre as possibilidades abertas com a criação do Consórcio, estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9752 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).