Secretaria da Saúde de Feira de Santana participa de pesquisa para descobrir mutações da Covid-19

O objetivo é compreender as relações entre os tipos de vírus.
O objetivo é compreender as relações entre os tipos de vírus.

A Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana (SMS), em parceria com a UEFS e a Fiocruz, realiza testes da Covid-19 com estudo genômico em indivíduos assintomáticos, em áreas de grande circulação de pessoas em Feira de Santana.

O objetivo da pesquisa é compreender as relações entre os tipos de coronavírus conhecidos, como eles reagem a diferentes ambientes e até mesmo como acontece o processo de mutações.

Os pesquisadores coletam exames RT-PCR, que é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab – espécie de bastonete gigante. O PCR comprova a infecção nos dias iniciais.

Através da coleta é possível rastrear as novas mutações virais decorrentes da expansão global da pandemia. Essas mutações podem gerar vírus que são mais contagiosos ou com maior risco de morte.

Novas variantes da Covid já foram identificadas no município, duas delas do Reino Unido e de Manaus (AM) já em transmissão comunitária no Estado. As outras duas cepas no município têm origem da Nigéria, na África, denominada B1525, e uma variante brasileira B1133 (presente desde dezembro), ambas responsáveis pelo agravamento da doença.

O secretário de Saúde Edval Gomes destaca a aproximação do município com grandes instituições de pesquisa da Bahia e do Brasil. “Feira precisa avançar e incorporar tecnologias e novos conhecimentos, e essa parceria vai trazer bons frutos para a nossa sociedade”, disse.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120718 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.