Salvador: 3ª edição do projeto ‘Arte de Passagem’ ocorre em formato digital

Autorretrato Longunedé de Fábio Duarte, é uma das obras da exposição.
Autorretrato Longunedé de Fábio Duarte, é uma das obras da exposição.

Sucesso de público vai até esta sexta-feira (19/03/2021), o Arte de Passagem, itinerância pela arte contemporânea da Bahia. Em sua terceira edição, 100% digital, o projeto conta com conferências, exposições e catálogos virtuais, além das lives mediadas transmitidas dos espaços/ateliês dos artistas, que mostram seus processos poéticos autorais.

Por meio do site www.artedepassagem.art acontecerá uma exposição coletiva virtual com obras de 16 artistas, além de textos curatoriais e links para as redes sociais de todos os artistas envolvidos. A partir do canal do projeto no YouTube, todos os dias serão transmitidas três lives, de diferentes ateliês, com participação de críticos, apresentador e público, sobre os processos criativos dos participantes. Os encontros começam sempre às 18 horas.

No dia 16 de março, a programação começa com a live “Signos afro-brasileiros presentes no processo e no caminhar do artista”, com Mário Vasconcelos e Francilins como convidados. Na sequência Fernando Bernardes apresenta a live “Campo perdido” com Priscila Lolata. A noite termina com a IV Conferência Novos caminhos para a formação em artes com Messias Bandeira e Nanci Novais.

Na quarta, dia 17, Roberta Nascimento abre a programação, com a live Para além da estética – Corpo como dispositivo de criação e contestação tendo Guga Carvalho como convidado.  O materialismo aleatório dos encontros fortuitos é o tema da apresentação de Sandro Pimentel que convidou Sérgio Fernandes. Rosa Boareto e Rosa Bunchaft participam da terceira conversa com o artista.

 “Arte-vida-corpo-território” abre a quinta-feira, dia 18, com A Sol Kuaray e Ines Linke. Tutti Minervino estará na live “As palavras do objeto”, com Washington Drummond. A quinta conferência será com Clarissa Diniz com o tema “Não há Nordeste”.

O último dia do projeto será aberto com “SAPATRANSBONDE: Reconstruções subversivas das identidades” com Tali boy e Roaleno Costa como convidados. Vladmir Oliveira apresenta a live “d  i  s  t  â  n  c  i   a  fora_poéstéticas_p a s  s a g e n s__” com Priscila Lolata. Ieda Oliveira e Jô Felix participam da Conversa com o Artista IV. O evento tem a Performance “Protocolo Sanitário”, de ZMário como sessão de encerramento.

Os trabalhos apresentados circulam entre performances, videoarte, pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e instalações. A ideia é ser um festival expandido e representativo das artes visuais contemporâneas do estado. Os artistas selecionados são de diversos territórios da Bahia.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Agenda

O que: Projeto Arte de Passagem

Quando: 11 a 19 de março, às 18 horas

Onde:  Canal no YouTube do Projeto

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.