Prefeitura de Salvador conscientiza população para descartar corretamente lixo contaminado por Covid-19

Pessoas infectadas com a Covid-19 e seus familiares precisam tomar alguns cuidados ao descartar o lixo para a coleta diária.
Pessoas infectadas com a Covid-19 e seus familiares precisam tomar alguns cuidados ao descartar o lixo para a coleta diária.

Pessoas infectadas com a Covid-19 e seus familiares precisam tomar alguns cuidados ao descartar o lixo para a coleta diária. A orientação é da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que desde o início da pandemia tem feito ampla campanha nas redes sociais para conscientizar a população.

Segundo a engenheira sanitarista e ambiental Cláudia Calafange, da Sotero, uma das concessionárias da Limpurb, é importante que o cidadão separe os resíduos com suspeita de contaminação por coronavírus e os coloque em dois sacos. O montante deve ser colocado no primeiro saco e, em seguida, borrifado com álcool 70% ou com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária).

Depois, é preciso colocar o material de descarte em mais um saco e borrifar com as mesmas substâncias. Por fim, os resíduos devem estar bem fechados, evitando que o material seja exposto por ação da chuva ou de animais, e identificados com alguma etiqueta para o alerta dos agentes de limpeza e até mesmo de outras pessoas.

“É uma atitude muito importante, porque ajuda a combater essa proliferação rápida do vírus. À medida que eu tomo cuidado com o descarte adequado do resíduo contaminado, eu ajudo a conter a pandemia e a evitar que outras pessoas sejam infectadas, até mesmo aquelas de convívio próximo. Trata-se de uma preocupação realmente com o outro, não só com a gente. A forma como eu descarto vai ajudar muito no combate a essa transmissão do coronavírus”, afirma Cláudia.

Profissionais

Para preservar a saúde dos profissionais de limpeza que atuam na cidade, as concessionárias vinculadas à Limpurb têm distribuído bisnagas de álcool 70%. Também são realizadas orientações, por meio de panfletos e palestras virtuais, a utilizar máscaras, realizar a higienização correta das mãos e manter o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas.

Limpeza diária

Atualmente, a Limpurb conta com 144 compactadores e 784 agentes, que realizam a coleta dos resíduos domiciliares na cidade. O serviço ocorre diariamente ou em dias alternados, de acordo com a demanda de cada localidade. Além disso, 21 minicompactadores com capacidade de coletar 6 m³, e 24 triciclos com capacidade de 2 m³, atuam na coleta em ruas mais estreitas, morros e vielas.

Nesse momento de pandemia, esses profissionais também têm sido importantes aliados no trabalho de desinfecção das estações de transbordo e das ruas, nos bairros que contam com medidas de combate à doença e, consequentemente, de proteção à vida.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112562 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]