Mostra da diversidade cultural de Feira de Santana dedica programação ao dia internacional da mulher

Cartaz anuncia 'Mostra da diversidade cultural de Feira de Santana' em homenagem ao Dia da Mulher.
Cartaz anuncia 'Mostra da diversidade cultural de Feira de Santana' em homenagem ao Dia da Mulher.

O evento inicia nesta segunda-feira e segue até sábado (13/03/2021), com projetos contemplados com o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local de Feira de Santana.

A 3ª Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular de Feira de Santana dedica abertura do evento ao Dia Internacional da Mulher, em especial, às mulheres feirenses. O evento ocorrerá entre os dias 8 e 13, sempre a partir das 19 horas, através do youtube.com/Favela É Isso Aí. Será uma semana de atividades culturais, com mais de 40 vídeos de projetos contemplados com o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local de Feira de Santana, edital emergencial 2020.

O grupo Cordel de Teatro com uma homenagem à Maria Quitéria, Marilene Brito com suas famosas bonecas terapêuticas e ecológicas, os projetos Dança de Preta e Empodera Makeups estão na programação dedicada às mulheres feirenses. Estes projetos fazem parte dos 46 nomes contemplados em 2020 e que serão apresentados durante a Mostra virtual.  Acompanhe a programação completa através das redes sociais, @premioculturafsa no instagram e no facebook.

De acordo com Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert Feira de Santana, dedicar um dia da programação é uma forma homenagear e destacar o trabalho de mulheres feirenses. “Feira de Santana é uma cidade muito rica culturalmente e grande parte dessa riqueza é proporcionada pelo trabalho de muitas mulheres artistas, produtoras culturais, dentre outras profissionais que elevam o nome deste município. Nada mais justo que essa homenagem, dentro de um evento que exalta a cultura feirense”, justificou.

A Mostra é uma realização da ONG Favela É Isso Aí e patrocinada pela Belgo Bekaert Arames, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. No ano de 2020, 46 iniciativas foram selecionadas pelo edital do Prêmio de Cultura e Desenvolvimento Local, parte do programa Belgo Forma e Transforma.

Sobre a Mostra

A 3ª edição da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura popular ganhou um novo formado em função da pandemia do Coronavírus, passando a ser apresentada virtualmente. Em sua primeira etapa, os projetos premiados divulgaram o resultado de suas ações através do canal do YouTube do Favela é Isso Aí e/ou através do site www.favelaeissoai.com.br. Foram realizadas também publicações de livros, revistas ou catálogos virtuais.

Até o início de fevereiro de 2021 haviam sido lançados 65 vídeos, seis livros digitais e dois sites sobre o patrimônio e a cultura feirense, tudo com os recursos do Prêmio. A segunda etapa, que estava programada para acontecer de forma presencial, também acontecerá de modo virtual, em função das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Assim, será realizado um espetáculo coletivo, com todos os grupos premiados, com uma semana de atividades.

A Mostra é realizada pela ONG Favela É Isso Aí e patrocinada pela Belgo Bekaert Arames, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil, e faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma que busca promover ações de pesquisa, registro e difusão do patrimônio imaterial em Feira de Santana, desde 2016.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.