Março Lilás intensifica ações de combate ao câncer do colo do útero em Feira de Santana

Prefeitura de Feira de Santana promove o ‘Março Lilás’ e intensifica ações de combate do colo do útero, conhecido também como câncer cervical.
Prefeitura de Feira de Santana promove o ‘Março Lilás’ e intensifica ações de combate do colo do útero, conhecido também como câncer cervical.

De 8 até o dia 26 de março, a Prefeitura de Feira de Santana promove o ‘Março Lilás’ e intensifica ações de combate do colo do útero, conhecido também como câncer cervical. A campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o exame preventivo, o Papanicolau.

Com o diagnóstico precoce é possível identificar lesões que poderiam levar ao câncer do colo de útero, aumentando as chances de cura. Somente ano passado, 19 pacientes foram diagnosticadas com a doença segundo registros da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS).

Entre as pacientes atendidas no mesmo período no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) 80 apresentaram lesões de baixo grau e mais 103 de alto grau – em condição pré-maligna do colo uterino.

Segundo Gilberte Lucas, diretora presidente da FHFS, a meta da campanha deste ano “é atingir o maior número de mulheres com os serviços ofertados no CMPC”, mapeando, assim, o número de casos da população feirense.

Devido à pandemia, as marcações de consultas estão sendo feitas pelo e-mail [email protected] e as pacientes precisam anexar e enviar RG, Cartão SUS e comprovante de residência.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112784 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]