Grupo Globo está sendo vendido através do Banco BTG Pactual para dois conglomerados empresariais, revela Jornal Correio da Manhã; Empresas negam negociação

Grupo Globo (Rede Globo) nega negociação e interesse em vender controle acionário dos Marinhos.
Grupo Globo (Rede Globo) nega negociação e interesse em vender controle acionário dos Marinhos.

Reportagens do Jornal Correio da Manhã, publicadas entre os dias 12 e 13 de março de 2021, revela que o Grupo Globo (Rede Globo) está sendo negociado através do Banco BTG Pactual para dois grupos econômicos, através do empresário brasileiro José Batista Sobrinho, fundador da J&F Investimentos e do mexicano Carlos Slim Helú, acionista da operadora de telecomunicações Claro.

As empresas citadas na reportagem negaram participar da negociação e enviaram comunicado ao veículo de comunicação.

O Correio da Manhã emitiu uma ‘Nota da Redação’ reafirmando “que, de acordo com a apuração realizada e pelas informações validadas com diferentes fontes, existe uma negociação para aquisição do Grupo Globo, conforme publicado na edição do dia 13 de março”.

Venda

O Grupo Globo colocou à venda, em 2020, a Gravadora Som Livre e iniciou várias parcerias de conteúdo com companhias estrangeiras, a exemplo das duas séries que realiza com a Sony.

Apoio ao Golpe e perda de receita

Desde o Golpe Jurídico-Parlamentar contra o Governo Rousseff, ocorrido em 2016, através de movimento do qual foi uma das líderes ideológicas, a empresa dos Marinhos tem perdido substantiva receita financeira do Governo Federal, principal fonte financiadora dos projetos que desenvolve. Curiosamente, ela foi penalizada pelos governos de direita, com Temer e extrema-direita, com Bolsonaro, ideologias que defende de forma direta e indireta.

A restrição orçamentária fez com que os Marinhos demitissem vários profissionais que tinham elevada remuneração. Um dos que devem se desligar da emissora é o animador de auditório Fausto Silva (Faustão).

Perfil dos Grupos Econômicos

O Banco BTG Pactual possui o controle da Revista Exame, realizou a aquisição da Editora Abril e teria demonstrado interesse no jornal Valor Econômico, que é outra empresa controlada pelo Grupo Globo

A J&F Investimentos é o maior grupo privado brasileiro, com faturamento anual superior a R$ 200 bilhões, com 80% oriundo do exterior. A empresa foi fundada por José Batista Sobrinho.

No Brasil, o mexicano Carlos Slim controla a operadora de telecomunicações Claro. Ele é avaliado como o 12º empresário mais rico do mundo, com patrimônio de US$ 52,1 bilhões.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]