Frente Parlamentar apresenta a João Leão medidas emergenciais e prioritárias para socorrer setor de bares e restaurantes, hotelaria e eventos

Vice-governador João Leão recebe Frente Parlamentar.
Vice-governador João Leão recebe Frente Parlamentar.

O presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, deputado estadual Eduardo Salles, representando o vice-presidente, deputado Tiago Correia, e os demais membros, e o presidente-executivo da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Luiz Henrique Amaral, entregaram nesta sexta-feira (26/03/2021) ao vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão, documento com reivindicações prioritárias do setor de bares e restaurantes, anexado aos dos segmentos da hotelaria e de eventos, ajustados pelas respectivas instituições representativas desses segmentos.

Os documentos foram elaborados a pedido do vice-governador, que solicitou uma pauta com itens prioritários dos setores após participar de reuniões anteriores com Eduardo Salles, Tiago Correia e membros das entidades ligadas às áreas de bares e restaurantes, hotelaria, turismo e eventos.

Os três documentos têm como item comum a suspensão do corte de fornecimento de água e energia elétrica das contas em débito e seu parcelamento; a criação de linhas de crédito específicas para capital de giro com taxas de juros subsidiados no DESENBAHIA com pagamento em 60 meses com carência de 12 meses; REFIS e redução da alíquota de ICMS.

João Leão, por videoconferência, explicou ao secretário estadual em exercício da Casa Civil, Carlos Mello, as prioridades apresentadas. Eduardo Salles entregou com o chefe de gabinete da SDE, Luiz Gujé, presencialmente com as medidas na Casa Civil. O próximo passo é pautar as solicitações com o governador Rui Costa.

“Precisamos oferecer neste momento ajuda aos setores de bares e restaurantes, hotelaria e eventos que foram impactados diretamente pelas medidas restritivas, além de trabalhar por ações que garantam os milhares de empregos e sobrevivência desses negócios”, pontuou Eduardo Salles.

“Saímos satisfeitos da reunião e esperançosos para que o retorno positivo chegue até o início da próxima semana. Precisamos reverter a situação imediatamente para dar fôlego ao setor”, disse Luiz Henrique do Amaral.

Ceará, Piauí, Pernambuco e outros estados já adotaram medidas semelhantes para ajudar os setores ligados ao turismo.

“Reconheço todas as dificuldades do governo estadual em função da pandemia. Sei que não tem sido fácil para o governador Rui Costa combater a pandemia e manter o equilíbrio fiscal. Mas não dá mais para esperar. Precisamos apresentar o mais rápido possível uma solução porque esses setores são responsáveis por milhares de empregos no Estado”, concluiu Eduardo Salles.

Hotelaria e eventos

Em audiências anteriores de Eduardo Salles e Tiago Correia, a diretoria da ABIH (Associação Baiana da Indústria de Hotéis) e João Leão, foi apresentada a necessidade da criação do subsegmento “Indústria Hoteleira da Bahia” na Tabela Tarifária da BAHIAGÁS, para diminuir a taxa do insumo, fundamental para o setor.

O presidente do Salvador Destination e vice-presidente do Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran, disse que “o cenário é caótico neste mais de um ano paralisado”. De acordo com o executivo, a cadeia do turismo engloba hoje 52 seguimentos que representam 20% da mão de obra formal da Bahia e 7,5% do PIB estadual. Em Salvador o setor tem 20% da força de trabalho e 25% do PIB do município.

A movimentação das entidades e da Frente Parlamentar foi fundamental para a BAHIATURSA iniciar o cadastramento, que segue até 29 de março, no site do órgão, de profissionais para em breve apresentar propostas de auxílios aos trabalhadores da área.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114858 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.