Feira de Santana: Centro de Referência Maria Quitéria encoraja mulheres e recupera a autoestima

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Centro de Referência Maria Quitéria oferece serviços psicológicos, jurídicos, entre outros, destinados às mulheres que sofreram violência doméstica.
Centro de Referência Maria Quitéria oferece serviços psicológicos, jurídicos, entre outros, destinados às mulheres que sofreram violência doméstica.

Agredida pelo companheiro, ela decide não mais se calar e denuncia a situação. Desamparada pela família e amigos, inicia uma jornada de superação com suporte oferecido pelo Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), em Feira de Santana. São serviços psicológicos, jurídicos, entre outros, destinados às mulheres que sofreram violência doméstica.

Quase 3 mil delas são ou já foram acompanhadas pelo CRMQ desde 2010 – 36 apenas em fevereiro deste ano. O índice, no entanto, é considerado pequeno em comparação aos casos denunciados, avalia a coordenadora Josailma Ferreira. “Apenas 10 a 15% dos casos são acolhidos pelo nosso serviço; isso por que muitas mulheres não nos procuram”.

Acolhida pela equipe, a assessora Cristiana Brito teve sua vida transformada, para o bem, após denunciar agressões sofridas pelo companheiro. “Se tenho uma autoestima de volta e encorajo pessoas é por conta da ajuda do CRMQ, que me deu coragem e mostrou que sou capaz. Hoje, uma mulher feliz e completa”, afirma.

Rede de Apoio

A criação da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, órgão responsável pelo CRMQ, é um grande passo para fortalecer a rede de apoio às vítimas de violência doméstica.

“Temos como propósito ressignificar a vida com políticas públicas que a acolham e amparem. Feira já é uma referência no fortalecimento dos vínculos, sendo a primeira cidade no estado a implantar uma secretaria especial para a mulher”, afirma Gerusa Sampaio, secretária de Políticas para as Mulheres.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]