Ex-comandante da Aeronáutica Antonio Carlos Moretti Bermudez diz que saída do cargo foi decisão do presidente Jair Bolsonaro; Extremista flerta com Golpe de Estado

Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, ex-comandante da Aeronáutica.
Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, ex-comandante da Aeronáutica.

Em depoimento divulgado na noite desta terça (30/03/2021), o tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez afirmou que foi exonerado do comando da Força Aérea Brasileira por uma decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Moretti Bermudez e os comandantes do Exército, general Edson Pujol, e da Marinha, almirante Ilques Barbosa, arquitetavam um pedido de demissão conjunto após a demissão do general Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa.

Entretanto, em reunião na manhã desta terça, com o novo ministro da Defesa, o general Walter Braga Netto, os três receberam a informação de que tinham sido demitidos.

Em documento, o ministério não informou o motivo da saída dos três e também não anunciou os substitutos.

No vídeo, Moretti Bermudez diz que recebeu a notícia como “um bom soldado, que dedicou 46 anos de sua vida a servir ao seu país” e pediu que os integrantes da Força Aérea se orgulhem “dessa verdadeira obra em prol da consolidação de um Brasil forte, coeso e soberano”.

Reação à saída de Azevedo e Silva

Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, no G1, a saída de Fernando Azevedo e Silva, nesta segunda (29), foi recebida com preocupação por integrantes da ativa e da reserva das Forças Armadas e como algo além de uma troca para acomodação de espaços no primeiro escalão do governo.

Um general da reserva afirmou ao colunista que enxergou o movimento como um sinal de que o presidente Jair Bolsonaro deseja ter maior influência política nos quartéis.

Aventura antidemocrática

Ao serem demitidos dos cargos por ordem do extremista Jair Bolsonaro, o general Edson Pujol, Comandante do Exército; almirante da Esquadra Ilques Barbosa chefe da Marinha e o tenente-brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, comandante da Aeronáutica deixaram subentendido tentativa de uso das instituições de Estado em aventura antidemocrática.

Com informações do Yahoo Notícias.

Confira vídeo

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]